A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 10 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Nova estrutura na Anchieta vai ajudar a evitar acidentes graves na serra

Entrega da nova rampa está prevista para o primeiro semestre de 2026

Yasmin Gomes

10/11/2025 às 20:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Investimento procura antecipar riscos e garantir a mesma eficiência no atendimento a emergências em ambos os sentidos da serra

Investimento procura antecipar riscos e garantir a mesma eficiência no atendimento a emergências em ambos os sentidos da serra | Divulgação/Ecovias

A rodovia Anchieta iniciou em outubro a construção de uma nova rampa de escape no km 46 da pista norte, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A obra procura ampliar as condições de segurança em situações em que a pista opera em direção ao litoral.

Continua depois da publicidade

Nessas circunstâncias, a nova rampa de escape representa um reforço essencial para o controle de veículos pesados e para a redução de riscos no trajeto de serra.

O investimento procura antecipar riscos e garantir a mesma eficiência no atendimento a emergências em ambos os sentidos da serra.

Rampas de escape

Pioneira no país, a via Anchieta foi a primeira rodovia brasileira a contar com rampas de escape. A estrutura inaugural foi implantada pela Ecovias Imigrantes em março de 2000, no km 42, e uma segunda rampa foi inaugurada em 2014, no km 49. Desde então, essas duas instalações já contribuíram para evitar 992 acidentes potencialmente fatais ao longo de quase 25 anos de operação.

Continua depois da publicidade

As rampas de escape funcionam como uma “caixa de areia”: possuem inclinação contrária à da pista e são preenchidas com argila expandida, material leve e poroso que desacelera o veículo de forma rápida e segura. Embora projetadas principalmente para caminhões, automóveis e motocicletas também podem utilizá-las em emergências.

A nova rampa contará com 200 metros de extensão e 5 metros de largura, incluindo um reservatório de argila expandida com 90 metros de comprimento, projetado para garantir a eficiência do sistema.

O projeto prevê ainda a construção de muro de contenção, implantação de sistema de drenagem e um reservatório para controle de cargas líquidas, para prevenir impactos ambientais e evitar a contaminação do solo.

Continua depois da publicidade

A entrega da nova rampa está prevista para o primeiro semestre de 2026. Após a conclusão, o equipamento passará por testes operacionais e de segurança antes de entrar em funcionamento.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados