Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Massa de ar frio vai deixar semana de temperaturas abaixo da média para os padrões de julho | Renato S. Cerqueira/Ato Press/Folhapress
Uma nova frente fria atinge o estado de São Paulo a partir desta terça-feira (1º/7), provocando queda brusca nas temperaturas e nos níveis de umidade do ar até quinta-feira (3/7), segundo a Defesa Civil do Estado.
Continua depois da publicidade
Na capital paulista, a previsão é de chuva, com mínimas de 11°C, máximas de 17°C e sensação térmica ainda mais baixa durante a madrugada.
Além do frio intenso, o alerta é para a umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30%, índice considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O clima seco e gelado pode agravar doenças respiratórias e afetar especialmente idosos, crianças e pessoas com problemas pulmonares.
Continua depois da publicidade
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Climáticas da Prefeitura de São Paulo, a massa de ar frio vai proporcionar uma semana de temperaturas abaixo da média para os padrões de julho na cidade, pelo menos nesta primeira semana.
As menores temperaturas devem ser registradas principalmente no extremo sul do Estado. Na capital paulista, o céu também fica encoberto, com chance de chuviscos nas primeiras horas da manhã.
Não há previsão de temporais e as precipitações devem se restringir a chuviscos e chuvas fracas.
Continua depois da publicidade
Confira previsão para os próximos dias:
Na quarta-feira (2/7), o céu fica encoberto, com chuviscos na madrugada e no fim da noite.
O tempo fechado não permite que as temperaturas subam muito, seno um dia de pouca amplitude térmica, o que mantém a sensação de frio. A umidade do ar segue elevada com valores entre 85% e 100%.
Continua depois da publicidade
Mínima: 11°C
Máxima: 14°C
Na quinta, as condições do tempo se mantêm inalteradas. O tempo fechado deve se manter ao longo do dia, inibindo a elevação das temperaturas.
Mais uma vez os percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 90%. O dia termina com chuviscos e chuva fraca.
Continua depois da publicidade
Mínima: 11°C
Máxima: 14°C
Mínima: 14°C
Máxima: 24°C
A Prefeitura de São Paulo também vai reativar, a partir das 18h desta terça-feira (1º/6), as 10 tendas da Operação Baixas Temperaturas para atendimento à população em situação de rua.
Continua depois da publicidade
De acordo com a pneumologista Sandra Guimarães, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o tempo frio e seco favorece a circulação de vírus como o Influenza e o Coronavírus e compromete as defesas naturais do organismo.
Outro fator de risco é o uso de aquecedores e lareiras em ambientes fechados. Além de reduzir ainda mais a umidade, esses equipamentos dificultam a circulação de ar e favorecem a disseminação de vírus.
A especialista recomenda manter os ambientes ventilados e tomar cuidado com sinais como tosse persistente, chiado no peito e falta de ar. Entre as orientações de prevenção estão:
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil também pede para evitar exposição prolongada ao frio e buscar abrigo em locais protegidos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade