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Trajeto começará na estação Sumaré e terminará em Cotia | Divulgação/Metrô de SP
A linha 22-Marrom promete alterar profundamente a mobilidade de São Paulo, principalmente na zona oeste da capital paulista.
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O traçado vai interligar Cotia, Osasco e São Paulo, conectando-se às linhas 9-Esmeralda (Hebraica), 4-Amarela (Faria Lima) e 2-Verde (Sumaré). A nova linha tem previsão para ter 19 estações entre São Paulo, Osasco e Cotia.
Com capacidade prevista para transportar 37 mil passageiros por hora, podendo chegar a 46 mil, a nova linha deve atrair motoristas que hoje enfrentam longos congestionamentos na Raposo Tavares.
O tema foi abordado pelo colunista da Folha de S.Paulo, Mauro Calliari, que defende a priorização do transporte coletivo como eixo central para a melhoria da mobilidade urbana.
Para ele, ao adaptar a cidade ao metrô e oferecer uma rede integrada de ônibus, seria possível atender melhor os moradores da região e reduzir os impactos ambientais e urbanísticos.
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O Metrô de São Paulo também abriu em junho a licitação para realizar sondagens de solo e mapeamento de redes subterrâneas da futura Linha 22-Marrom, que irá ligar a zona oeste da capital paulista a Cotia.
Segundo cálculos da análise de Calliari, a migração do carro para o metrô pode reduzir drasticamente as emissões de CO: de 170 gramas para apenas 28 gramas por quilômetro rodado.
Se metade dos usuários trocar o automóvel pelo transporte sobre trilhos, serão evitadas cerca de 700 toneladas de CO por dia.
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Outro marco será a inclusão da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP) no mapa do metrô, facilitando o acesso de milhares de estudantes, professores e funcionários que poderão deixar o carro em casa.
Diferentemente do passado, quando a instituição barrou o projeto da linha 4-Amarela, agora a universidade receberá duas estações, sendo uma na Praça do Relógio e outra no Hospital Universitário.
A mudança deve beneficiar milhares de estudantes, professores e funcionários, que poderão deixar o carro em casa.
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Segundo estudos do Governo de São Paulo, o trajeto se iniciará na estação Sumaré, na zona oeste da capital paulista, e terminará em Cotia. Nesse percurso passará ainda por Osasco, uma das cidades mais populosas da Grande São Paulo.
O percurso terá 29 quilômetros, caso se concretize. As estações que serviriam Osasco seriam Victor Civita e Santa Maria. Já outras sete estariam em Cotia e 10 na capital paulista.
Na capital paulista, haverá dez estações: Sumaré, Teodoro Sampaio, Faria Lima, Hebraica-Rebouças, Vital Brasil, Universidade de São Paulo, Rio Pequeno, Jardim Esmeralda, Monte Belo e Jardim Boa Vista.
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Em Osasco, serão duas estações: Victor Civita e Santa Maria. Cotia contará com sete estações da linha 22-Marrom: Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandre, Sabiá, Santo Antônio e Cotia.
Inicialmente prevista para ter seu terminal em Pinheiros, a linha agora terá seu término na estação Sumaré, permitindo conexão direta com a linha 2-Verde.
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