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Linha 19-Celeste atenderá cerca de 630 mil passageiros por dia | Divulgação/Metrô e CPTM
A futura Linha 19-Celeste do Metrô promete mudar a mobilidade entre a capital paulista e Guarulhos, na Grande São Paulo.
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Com 17,6 km de extensão, 15 estações e previsão de atender 630 mil passageiros por dia, o trajeto deve reduzir o tempo de viagem entre o Vale do Anhangabaú e o Bosque Maia para cerca de 35 minutos.
Na última segunda-feira (22/9), o Metrô de São Paulo deu um avanço e abriu o primeiro lote da licitação das obras civis da futura Linha 19-Celeste, que vai ligar os centros de São Paulo e Guarulhos.
O valor total do projeto está estimado em R$ 18,89 bilhões, somando os três lotes de obras civis: R$ 5 bilhões no Lote 1, R$ 7 bilhões no Lote 2 e R$ 6,89 bilhões no Lote 3.
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Caso outros custos estejam incluídos, como desapropriações e sistemas, o total pode se aproximar de R$ 20 bilhões.
O tempo de deslocamento poderá ser reduzido em até uma hora por dia para quem vive em Guarulhos e trabalha no centro da capital.
Além da economia de tempo, a nova ligação deve impulsionar o comércio e valorizar as regiões atendidas. O prazo de conclusão da obra é de 75 meses, contados a partir do início da construção.
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A Linha 19-Celeste será um eixo estruturante entre São Paulo e Guarulhos, segunda cidade mais populosa do Estado, e contribuirá para aliviar a carga do sistema de ônibus intermunicipais, atualmente um dos mais demandados da região metropolitana.
No total, serão construídos 17,6 km de trilhos, 15 estações, um pátio de manutenção e 18 estruturas do tipo VSE (poços de ventilação e saídas de emergência).
Será a primeira linha do Metrô paulista a operar de forma 100% automatizada, com trens no sistema UTO (Unattended Train Operation).
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O sistema contará ainda com múltiplos pontos de abastecimento elétrico, geradores e no-breaks individuais, aumentando a confiabilidade do serviço. Nos horários de pico, a expectativa é de intervalos médios de apenas 120 segundos entre os trens.
A Linha 19-Celeste terá integração com as seguintes linhas:
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