A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 02 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Nova norma dificulta vida de imigrantes brasileiros em Portugal

Parlamento aprovou proposta que dificulta acesso à cidadania portuguesa

Lucas Souza

02/07/2025 às 15:00  atualizado em 02/07/2025 às 15:44

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Parlamento de Portugal aprovou uma norma que dificulta o acesso à cidadania portuguesa

Parlamento de Portugal aprovou uma norma que dificulta o acesso à cidadania portuguesa | Pexels

O Parlamento de Portugal aprovou mudanças na Lei da Nacionalidade que dificultam o acesso à cidadania portuguesa. A mudança pode afetar os 500 mil brasileiros que moram na antiga colônia, além daqueles que pretendem se mudar para o país.

Continua depois da publicidade

A Lei da Nacionalidade garante que a cidadania portuguesa será concedida aos estrangeiros após residirem legalmente em Portugal por cinco anos, mas a nova proposta pretende aumentar para 10 anos.

Itália também alterou regras de cidadania, definindo um limite de gerações que antes não existia.

Mudanças

A norma carrega um pacote com quatro mudanças ao acesso à cidadania portuguesa, entre elas, o limite de gerações, o aumento do tempo de residência e mudanças na nacionalidade por nascimento.

Continua depois da publicidade

  • Netos, bisnetos e até gerações posteriores conseguem obter a cidadania portuguesa desde que comprovem sua descendência, mas nova medida limitará o acesso até os bisnetos.
  • Estrangeiros podem solicitar a nacionalidade após viverem legalmente em Portugal por cinco anos, mas a norma aceita pelo Parlamento pretende aumentar o tempo de residência para sete anos aos cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e 10 anos para imigrantes de outros países.
  • Ainda relacionado ao tempo de residência no país, o tempo passaria a ser contado quando o título de residência oficial for emitido e não a partir do momento em que o imigrante entra legalmente em Portugal.
  • Crianças nascidas em Portugal, filhas de pais com residência legal, possuem nacionalidade portuguesa, mas a nova proposta exige que pelo menos um dos pais more por dois anos no país antes do nascimento da criança.

Brasileiros em Portugal

Junto a norma aceita pelo Parlamento português, o Governo de Portugal notificou 5.386 brasileiros a deixarem o país no prazo de 20 dias, sob pena de expulsão.

A ação pretende expulsar estrangeiros que haviam manifestado interesse em permanecer no país até junho de 2024, mas tiveram seus pedidos negados.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados