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Cotidiano

Nova ponte vai mudar a mobilidade de 1 milhão de pessoas em SP; veja imagens

Obra facilitará o deslocamento da população de vários bairros em direção ao centro da capital paulista

Bruno Hoffmann

12/09/2025 às 16:03

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Ponte será construída na zona sul de São Paulo

Ponte será construída na zona sul de São Paulo | Divulgação/Siurb

O projeto da futura ponte Graúna-Gaivotas, na Zona Sul de São Paulo, está em elaboração por técnicos contratados pela Prefeitura de São Paulo. A obra deve beneficiar mais de um milhão de moradores e ainda não tem data para inauguração.

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Câmara aprovou em junho a reestruturação da infraestrutura viária no Grajaú e na Cidade Dutra
Câmara aprovou em junho a reestruturação da infraestrutura viária no Grajaú e na Cidade Dutra
Estrutura total consiste em um novo sistema viário e numa travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings
Estrutura total consiste em um novo sistema viário e numa travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings
Segundo a gestão municipal, empreendimento inclui também a implementação de uma ciclovia
Segundo a gestão municipal, empreendimento inclui também a implementação de uma ciclovia
Terá integração com diferentes modais como os corredores e faixas exclusivas de ônibus
Terá integração com diferentes modais como os corredores e faixas exclusivas de ônibus

Para isso, a Câmara aprovou, em junho deste ano, a reestruturação da infraestrutura viária no Grajaú e na Cidade Dutra a fim de viabilizar a obra.

A estrutura total consiste em um novo sistema viário e em uma travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings.

A obra facilitará o deslocamento da população dos bairros Jardim das Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Parque Cocaia, Jardim Toca e Cantinho do Céu em direção ao centro da capital paulista.

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Pela complexidade, a área de abrangência do projeto foi dividida em três segmentos:

  • Segmento 1: compreende cerca de 1.700 metros de extensão, partindo da avenida Lourenço Cabreira/Avenida Manuel Alves Soares até o fim da Praça Ramires Ferreira.
  • Segmento 2: a partir do ponto anterior, segue em direção à linha de alta tensão existente, e, após o cruzamento, inicia a travessia por meio de uma ponte de 700 metros de extensão, terminando no cruzamento da estrada Canal da Cocaia e rua Cláudio Astaria.
  • Segmento 3: abrange cerca de 2.500 metros na estrada Canal de Cocaia, rua Rubens de Oliveira, rua Pedro Escobar até avenida Dona Belmira Marin, no bairro Gaivotas.

Segundo a gestão municipal, o empreendimento também inclui a implementação de uma ciclovia e vai contribuir para tornar mais eficiente o fluxo do transporte coletivo nos bairros do Grajaú, Parelheiros e Marsilac.

Terá ainda integração com diferentes modais, como os corredores e faixas exclusivas de ônibus das avenidas Teotônio Vilela, Atlântica, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Nossa Senhora de Sabará e Dona Belmira Marin, além do Terminal Urbano Grajaú e da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

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A Gazeta entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) para questionar o órgão sobre novidades no projeto e atualizará este texto caso receba resposta.

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