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Cotidiano

Nova ponte da zona sul de SP supera último obstáculo para sair do papel

Contrato e ordem de serviço já foram assinados; ligação beneficiará um milhão de pessoas

Bruno Hoffmann

15/09/2025 às 15:00  atualizado em 15/09/2025 às 16:53

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Ponte Graúna-Gaivotas beneficiará um milhão de pessoas na zona sul de SP

Ponte Graúna-Gaivotas beneficiará um milhão de pessoas na zona sul de SP | Divulgação/Siurb

A Prefeitura de São Paulo está em negociações com a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) para iniciar as obras da futura ponte Graúna-Gaivotas, na zona sul de São Paulo.

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O investimento total da prefeitura será de R$ 347,5 milhões/Divulgação/Siurb
O investimento total da prefeitura será de R$ 347,5 milhões/Divulgação/Siurb
A estrutura total consiste em um novo sistema viário e em uma travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings/Divulgação/Siurb
A estrutura total consiste em um novo sistema viário e em uma travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings/Divulgação/Siurb
A obra ainda não tem data para inauguração/Divulgação/Siurb
A obra ainda não tem data para inauguração/Divulgação/Siurb

As informações são da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e da SPObras. A expectativa é de que cerca de um milhão de pessoas sejam beneficiadas com a ligação.

“No momento, está em andamento a instalação do canteiro, enquanto prosseguem as negociações com a CTEEP e a Emae para viabilizar o início das intervenções”, informaram os órgãos municipais à Gazeta.

O investimento estimado pela Prefeitura é de R$ 347,5 milhões.

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Entenda a nova ponte

projeto da futura ponte Graúna-Gaivotas está em elaboração por técnicos contratados pela Prefeitura de São Paulo. A obra ainda não tem data para inauguração.

Para isso, a Câmara aprovou, em junho deste ano, a reestruturação da infraestrutura viária no Grajaú e na Cidade Dutra, a fim de viabilizar as obras.

O projeto prevê um novo sistema viário e uma travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings.

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A obra facilitará o deslocamento da população dos bairros Jardim das Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Parque Cocaia, Jardim Toca e Cantinho do Céu em direção ao centro da capital paulista.

Pela complexidade, a área de abrangência do projeto foi dividida em três segmentos:

  • Segmento 1: compreende cerca de 1.700 metros de extensão, partindo da avenida Lourenço Cabreira/Avenida Manuel Alves Soares até o fim da Praça Ramires Ferreira.
  • Segmento 2: a partir do ponto anterior, segue em direção à linha de alta tensão existente, e, após o cruzamento, inicia a travessia por meio de uma ponte de 700 metros de extensão, terminando no cruzamento da estrada Canal da Cocaia e rua Cláudio Astaria.
  • Segmento 3: abrange cerca de 2.500 metros na estrada Canal de Cocaia, rua Rubens de Oliveira, rua Pedro Escobar até avenida Dona Belmira Marin, no bairro Gaivotas.

Segundo a gestão municipal, o empreendimento também inclui a implementação de uma ciclovia e contribuirá para tornar mais eficiente o fluxo do transporte coletivo nos bairros do Grajaú, Parelheiros e Marsilac.

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Terá ainda integração com os corredores e faixas exclusivas de ônibus das avenidas Teotônio Vilela, Atlântica, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Nossa Senhora de Sabará e Dona Belmira Marin, além do Terminal Urbano Grajaú e da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

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