Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Recursos para as obras de implantação vieram do Fundo de Iluminação Pública Andreense | Reprodução/PMSA
A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, entregou a quarta usina fotovoltaica do município, no último sábado (6/9). Ela funcionará juntamente com as outras três já inauguradas. O local onde a usina foi instalada era antes usado para descarte irregular de resíduos.
Continua depois da publicidade
A nova usina fica no bairro Cidade São Jorge, no final da rua Espírito Santo. A fazenda solar possui, ao todo, 2.352 placas, que juntas têm capacidade de geração de energia de 1,2 MWp. Esta quarta usina é o desfecho de um projeto lançado há dois anos. A primeira unidade foi entregue em 2024.
“Esta usina é a consolidação de um trabalho iniciado ainda em 2023. Aqui era uma área de descarte irregular de lixo, mas com esta inovação urbana estamos transformando o bairro”, disse o prefeito Gilvan Ferreira (PSDB) durante a inauguração.
Somadas, as quatro usinas conseguem fornecer energia elétrica a aproximadamente 12 mil habitantes em 3 mil residências. O valor total investido em todo o parque fotovoltaico é de cerca de R$ 41 milhões.
Continua depois da publicidade
Os recursos para as obras de implantação vieram do Fundo de Iluminação Pública Andreense. Estima-se que esse valor será recuperado em 7,4 anos. A partir disso, as usinas passam a gerar retornos financeiros estimados em R$ 138 milhões.
Esse valor será distribuído em 30 anos, que é a vida útil das usinas. Com isso, a cidade fica com 8.820 placas em seu parque fotovoltaico, sendo 1.746 no Jardim Las Vegas, 2.352 na avenida dos Estados, 2.352 na unidade vizinha UPES II e mais 2.352 nesta nova usina.
Uma das novidades deste empreendimento é a criação de uma área de lazer para a população. O espaço possui quadra poliesportiva e de areia, pista de caminhada, área de alongamento e convivência.
Continua depois da publicidade
O Governo de São Paulo já decidiu onde construirá um pátio ferroviário para ampliar a frota correspondente à Linha 10-Turquesa e parte da 14-Ônix. O empreendimento terá quase 210 mil m² e será construído em Santo André, no ABC Paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade