Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Novo sistema de tratamento de esgoto receberá águas de sete bairros de Guarulhos | João Valério/Governo de SP
Duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) foram inauguradas em Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira (25/9). O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou dos eventos.
Continua depois da publicidade
As ETEs Cabuçu e Fortaleza irão receber o esgoto de 9 mil residências e tratarão, diariamente, mais de 5 milhões de litros de esgoto, equivalentes a mais de duas piscinas olímpicas.
O novo sistema de tratamento de esgoto receberá o esgoto de sete bairros de Guarulhos, beneficiando diretamente 44 mil pessoas e contribuindo para a redução da poluição no rio Tietê e em seus afluentes.
Na última quarta-feira (20/9), a Sabesp entregou as obras de recuperação e modernização da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
O empreendimento custou R$ 12,8 milhões e beneficiou diretamente 19.800 residências em Itaquaquecetuba e Arujá, um total de 79.200 pessoas.
As águas de esgoto coletadas terão dois destinos diferentes, segundo o Governo do Estado. Confira:
Pioneira na região, a ETE Cabuçu usará a tecnologia de Biorreator com Biobobs para tratar o esgoto. O sistema integra tanques de tratamento biológico com pequenos suportes móveis, os chamados biobobs.
Continua depois da publicidade
Os micro-organismos se fixam nesses filtros e se desenvolvem, acelerando a decomposição da matéria orgânica e funcionando como um “aspirador” para a remoção de nutrientes presentes no esgoto.
Já no ETE Fortaleza, a água será tratada com a tecnologia de Lodos Ativados com Biocords, um aprimoramento do processo convencional que utiliza instrumentos fixos para aumentar o crescimento de biomassa, ampliando a eficiência da remoção de poluentes e otimizando a capacidade de tratamento sem necessidade de ampliar tanques.
Depois de tratado e despoluído, o efluente será direcionado para os córregos Cabuçu e do Entulho, contribuindo para a saúde dos próprios cursos d’água e do Tietê, que recebe suas águas.
Continua depois da publicidade
Além de contribuir para a preservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento socioambiental da região, o tratamento contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e da saúde pública.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade