Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Uma das novidades será a exigência de entrevistas para menores de 14 anos e maiores de 79 anos | Joseph Chan/Unsplash
A partir de setembro, a emissão de vistos para brasileiros passará por mudanças – para pior. Uma das novidades será a exigência de entrevistas para menores de 14 anos e maiores de 79 anos, com exceção de alguns casos de renovação.
Continua depois da publicidade
Essas faixas etárias estavam dispensadas de realizar a entrevista presencial até o momento.
O Brasil é o quarto país que mais enviou turistas aos Estados Unidos nos três primeiros meses deste ano, de acordo com a organização Viva América. Foram 478 mil brasileiros para aquela nação no período.
Entretanto, o Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou uma nova regra, pela qual os solicitantes de vistos de turismo, trabalho e estudo precisarão comparecer pessoalmente às entrevistas em um dos consulados localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre ou Recife.
Continua depois da publicidade
Esta é a etapa mais importante para obter a autorização, ou seja, o visto, para entrar em terras norte-americanas.
“O Brasil é um país continental e muitas famílias terão dificuldade para se deslocar até um consulado. Esse custo adicional com transporte e hospedagem pesa no bolso e torna o processo ainda mais desafiador”, afirmou Valéria Vazquez Rueda, especialista em vistos.
Há três anos, Valéria fundou a Quality Vistos, agência que já auxiliou mais de 600 brasileiros a obter o visto. Ela é graduada em Comércio Exterior, pós-graduada em Direito Internacional, Migração e Imigração e especialista em processos de vistos de turismo americano.
Continua depois da publicidade
Segundo a especialista, comparecer à entrevista não significa garantia de aprovação.
No último dia 19, a Casa Branca emitiu um comunicado no qual considera como critério para negar o visto o chamado “antiamericanismo”. As autoridades vão considerar manifestações em redes sociais contra os Estados Unidos.
“Estamos vivendo um momento de tensão e todo detalhe conta. Cada vez mais os Estados Unidos têm selecionado o perfil do turista que desejam receber: alguém que consome, gera receita em solo americano e retorna ao seu país de origem. Ao menor indício de intenção de permanecer de forma irregular, o visto é negado”, afirmou Valéria.
Continua depois da publicidade
Segundo ela, acompanhar de perto as mudanças e se preparar adequadamente para a entrevista é fundamental. “Com a instabilidade política e os ajustes nas regras, é preciso estar atento para que o sonho de viajar aos Estados Unidos não se transforme em frustração”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade