Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
ANTT afirma que esse é o primeiro modelo nacional em que o valor é calculado por quilômetro rodado | Divulgação/Tamoios
O novo pedágio urbano instalado na rodovia Presidente Dutra, na região da Grande São Paulo, entre São Paulo e Arujá (km 231 ao km 204) começa a operar a partir deste sábado (6/12). O sistema utiliza pórticos que fazem a leitura automática da tag ou da placa do veículo. Assim, a tarifa é registrada sem que o motorista precise parar. Veja como realizar o pagamento posterior.
Continua depois da publicidade
A data do início da operação foi anunciada na última quarta-feira (26/11), após autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os pórticos começaram a ser instalados ainda no fim de 2024.
O Free Flow elimina a necessidade de paradas e permite que o motorista escolha se deseja seguir pela pista marginal, que continua gratuita, ou pela pista expressa, na qual a tarifa é calculada conforme o trecho percorrido.
Continua depois da publicidade
A ANTT afirma que esse é o primeiro modelo nacional em que o valor é calculado por quilômetro rodado.
Quem percorrer todo o trecho da expressa, a partir da marginal Tietê, ou no sentido inverso, sem sair dela, não paga o pedágio eletrônico.
Neste caso, o motorista paga apenas a tarifa do pedágio físico, no km 204,5, atualmente em R$ 4,50.
Continua depois da publicidade
Motoristas que forem ou voltarem do aeroporto usando somente as vias marginais também ficam isentos da cobrança.
Para facilitar o planejamento, a RioSP disponibiliza um simulador que permite o cliente visualizar o valor da tarifa conforme o dia, horário e sentido da viagem.
Para veículos com tag, a tarifa é debitada automaticamente na fatura da operadora. Motoristas que têm tag ganham 5% de desconto por viagem.
Continua depois da publicidade
Já para veículos sem tag:
A concessionária reforça que quem passar pela praça de pedágio de Arujá e seguir direto pela pista expressa não terá cobrança adicional. Caso o cliente acesse a pista marginal para abastecer o veículo, por exemplo, ele terá um limite de duas horas para retornar para a expressa sem cobrança adicional do Free Flow.
Motoristas que permanecerem na marginal não pagarão Free Flow.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade