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Cotidiano

Novo retorno na Raposo Tavares facilita acesso ao interior de SP

Investimento foi de cerca de R$ 30 milhões e a obra gerou 250 empregos durante a execução

Monise Souza

25/10/2025 às 15:32  atualizado em 25/10/2025 às 15:51

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Retorno foi construído pela concessionária ViaOeste, responsável pela rodovia

Retorno foi construído pela concessionária ViaOeste, responsável pela rodovia | Divulgação

Um novo dispositivo de retorno foi concluído na rodovia Raposo Tavares (SP-270), em São Roque, no interior de São Paulo.

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O retorno foi finalizado pela concessionária ViaOeste, responsável pela rodovia, no dia 18 de outubro, na altura do quilômetro 46.

A estrutura faz parte do pacote de obras de duplicação da rodovia e deve facilitar o trânsito de moradores e motoristas que circulam pelos bairros Vila Nova, Caetê e Juca Rocha.

O novo dispositivo conta com vão de 39 metros, muro de contenção e cerca de mil metros de área destinada à travessia de pedestres. O trecho também recebeu barreiras de segurança, sistema de drenagem, sinalização e faixas de aceleração e desaceleração.

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De acordo com a concessionária, houve investimento de cerca de R$ 30 milhões, e a obra gerou 250 empregos durante a execução.

Duplicação da Raposo Tavares

A duplicação da SP-270, entre Vargem Grande Paulista e Sorocaba, prevê a ampliação de 36 quilômetros de pistas, 12 novos acessos e retornos, além de passarelas e melhorias em drenagem e sinalização.

As obras complementares entorno da rodovia Raposo Tavares no km 46,8, em São Roque, já alcançaram mais de 85% de conclusão. O projeto faz parte do programa de duplicação da via, com investimento total de R$ 30,9 milhões.

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Cerca de 28 quilômetros e oito dispositivos viários já estão prontos. A conclusão total das obras está previsto para janeiro de 2026.

Principais melhorias

  • Construção de um viaduto (sigla OAE não especificada) com vão de 39 metros, que permitirá a travessia segura da rodovia por veículos e pedestres;
  • Execução de muro de contenção com mais de 20 metros;
  • Implantação de mais de 1 km de passeio, além de baias e abrigos em pontos de ônibus;
  • Instalação de elementos de segurança, como 400 metros de defensas metálicas e 1.000 metros de barreiras rígidas;
  • Implantação de sistema de drenagem superficial e profunda com mais de 2.000 metros de extensão;
  • Movimentação de cerca de 20 mil m³ de solo entre cortes e aterros;
  • Implantação de faixas de aceleração e desaceleração em pavimento flexível;
  • Sinalização horizontal e vertical;
  • Paisagismo com mais de 14 mil m² de grama plantada.

O trecho entre Mairinque (km 67) e Sorocaba (km 86) também já está com 99% das obras concluídas.

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