A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 09 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Novo 'salve' do PCC proíbe roubos nas favelas de SP

Mensagem diz ter como objetivo evitar que trabalhadores sejam vítimas

Yasmin Gomes

09/12/2025 às 19:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Aviso também afirma que responsáveis por pontos de venda ou comércios que incentivarem roubos nessas áreas estarão sujeitos às mesmas medidas

Aviso também afirma que responsáveis por pontos de venda ou comércios que incentivarem roubos nessas áreas estarão sujeitos às mesmas medidas | Rovena Rosa/Agência Brasil

Um novo "salve" do Primeiro Comando da Capital (PCC) estaria sendo divulgado nas redes sociais. O aviso proíbe roubos nas favelas de São Paulo e no locais onde a organização criminosa atua.

Continua depois da publicidade

Quem desobedecer às ordens está sujeito a punições decididas por membros da fação, os “disciplinas”, responsáveis pela aplicação das penas a quem infringe as regras da organização.

Segundo o Terra, um líder comunitário da zona leste da capital paulista diz que “tem uns vídeos rolando, tem o salve, já pegaram alguns aí”.

Em 2022, 3,6 milhões de pessoas no estado de São Paulo viviam em favelas, o equivalente a 8% da população estadual, distribuídas em cerca de 1,2 milhão de domicílios.

Continua depois da publicidade

O que diz o "salve"

Segundo o comunicado, foi determinado que roubos em comunidades de itens como celulares, joias, eletrodomésticos, bicicletas, motos e carros serão alvo de punição interna, cuja cobrança ficaria sob responsabilidade da chamada “disciplina”, em conjunto com lideranças locais.

O aviso também afirma que responsáveis por pontos de venda ou comércios que incentivarem roubos nessas áreas estarão sujeitos às mesmas medidas.

A mensagem diz ter como objetivo evitar que trabalhadores sejam vítimas e estabelece, ainda, a proibição de manobras perigosas com motos e carros nas ruas.

Continua depois da publicidade

“Sendo assim que fiquem atentos até porque a cobrança pode ser a altura, ou seja, com a própria vida. Enfim, o comando já fez sua parte que foi instruir a anos e a partir de agora vamos cobrar e ponto”, finaliza o aviso.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados