Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aviso também afirma que responsáveis por pontos de venda ou comércios que incentivarem roubos nessas áreas estarão sujeitos às mesmas medidas | Rovena Rosa/Agência Brasil
Um novo "salve" do Primeiro Comando da Capital (PCC) estaria sendo divulgado nas redes sociais. O aviso proíbe roubos nas favelas de São Paulo e no locais onde a organização criminosa atua.
Continua depois da publicidade
Quem desobedecer às ordens está sujeito a punições decididas por membros da fação, os “disciplinas”, responsáveis pela aplicação das penas a quem infringe as regras da organização.
Segundo o Terra, um líder comunitário da zona leste da capital paulista diz que “tem uns vídeos rolando, tem o salve, já pegaram alguns aí”.
Em 2022, 3,6 milhões de pessoas no estado de São Paulo viviam em favelas, o equivalente a 8% da população estadual, distribuídas em cerca de 1,2 milhão de domicílios.
Continua depois da publicidade
Segundo o comunicado, foi determinado que roubos em comunidades de itens como celulares, joias, eletrodomésticos, bicicletas, motos e carros serão alvo de punição interna, cuja cobrança ficaria sob responsabilidade da chamada “disciplina”, em conjunto com lideranças locais.
O aviso também afirma que responsáveis por pontos de venda ou comércios que incentivarem roubos nessas áreas estarão sujeitos às mesmas medidas.
A mensagem diz ter como objetivo evitar que trabalhadores sejam vítimas e estabelece, ainda, a proibição de manobras perigosas com motos e carros nas ruas.
Continua depois da publicidade
“Sendo assim que fiquem atentos até porque a cobrança pode ser a altura, ou seja, com a própria vida. Enfim, o comando já fez sua parte que foi instruir a anos e a partir de agora vamos cobrar e ponto”, finaliza o aviso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade