Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
 
								Novo supercomputador é avaliado em R$ 27 milhões | SECOM/INPE
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) adquiriu um novo supercomputador capaz de prever o clima e emitir alertas mais rapidamente do que o Tupã, modelo anterior, cuja desativação está prevista para 2026.
Continua depois da publicidade
Avaliado em R$ 27 milhões, o novo sistema possui 29 mil processadores, capazes de fazer 1,6 quadrilhão de cálculos por segundo.
A nova tecnologia tem o poder de fazer previsões meteorológicas detalhadas para até dez dias em menos de duas horas, enquanto o sistema anterior realizava a mesma operação em cerca de três horas.
O novo supercomputador identifica chuvas, estiagens e ondas de calor com precisão em áreas de até 1 km de diâmetro.
Continua depois da publicidade
“Em relação ao sistema anterior, o Tupã, o novo supercomputador tem capacidade de processamento de dados de cinco a seis vezes maior e cerca de 24 vezes mais capacidade de armazenamento de dados, sendo o mais avançado equipamento de previsão de tempo e de clima do País”, explica o coordenador de Infraestrutura de Dados e Supercomputação do Inpe, Ivan Márcio Barbosa.
O supercomputador também incorpora o Monan, modelo brasileiro de previsão ambiental que integra dados da atmosfera, dos oceanos e da superfície terrestre.
A partir disso, o sistema consegue emitir alerta antecipados sobre eventos extremos, como em casos de chuvas fortes e alagamentos, entre outros fenômenos, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade