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Cotidiano

Novo trem da CPTM entra em fase decisiva em dezembro e promete viagens mais rápidas

Estudo prevê estações em 13 cidades com extensão total de 223,6 km

Lucas Souza

27/11/2025 às 17:00

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Projeto funcional Santos-Cajati está em fase final de elaboração

Projeto funcional Santos-Cajati está em fase final de elaboração | Divulgação/CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) continua na etapa de elaboração do projeto que pretende ligar cidades da Baixada Santista ao Vale do Ribeira, com trajeto estimado entre 2h20 e 3h, segundo previsões iniciais.

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Atualmente, está em andamento o levantamento topográfico aerofotogramétrico da região, que deve ser concluído ainda neste ano. O anteprojeto de engenharia tem início previsto agora para dezembro.

O novo trem percorrerá 223,6 km, passando por 13 cidades do Estado de São Paulo, de Santos a Cajati.

Segundo a CPTM, o projeto funcional Santos/Cajati ainda “está em fase final de elaboração sob responsabilidade da área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da CPTM”.

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O novo trem terá capacidade para transportar milhares de passageiros diariamente e permitirá o transporte de cargas, fortalecendo a logística regional, conforme a companhia.

A linha será integrada à malha ferroviária existente e a outros sistemas de transporte do Estado, como o VLT da Baixada Santista e o futuro Trem Intercidades (TIC). Além de reduzir o tempo de viagem entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira.

O empreendimento deve trazer benefícios socioeconômicos e ambientais, como maior segurança, diminuição do tráfego rodoviário, redução de emissões de poluentes e estímulo ao desenvolvimento urbano e ao turismo nas cidades ao longo do trajeto.

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Trens em SP

Enquanto isso, outro projeto ferroviário, o Trem Intercidades (TIC), que vai ligar São Paulo a Campinas, no interior paulista, terá velocidade de até 140 km/h, com a Estação Água Branca como ponto final na capital paulista.

A decisão representa uma mudança significativa no projeto, que originalmente chegaria à capital pela Estação da Barra Funda.

Os trens terão capacidade para 860 passageiros sentados e devem transportar até 40 mil pessoas por dia. Ao todo, serão 15 composições, com previsão de três classes de serviço, assentos marcados e um vagão destinado à alimentação.

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