Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Projeto funcional Santos/Cajati está em fase final de elaboração | Rovena Rosa/Agência Brasil
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está elaborando um projeto que pretende ligar cidades da Baixada Santista ao Vale do Ribeira em um trajeto que deve durar três horas.
Continua depois da publicidade
O novo trem percorrerá 223,6 km, passando por 13 cidades do Estado de São Paulo, de Santos à Cajati.
Segundo a CPTM, o projeto funcional Santos–Cajati “está em fase final de elaboração sob responsabilidade da área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da CPTM”.
A companhia ainda destaca que “também está em andamento o levantamento topográfico aerofotogramétrico, que será finalizado ainda este ano. Em dezembro iniciaremos o anteprojeto de engenharia.”
Continua depois da publicidade
O Trem Intercidades (TIC), que vai ligar São Paulo a Campinas, no interior paulista, terá velocidade de até 140 km/h e aEstação Água Branca como ponto final na capital paulista.
A decisão representa uma mudança significativa no projeto, que originalmente chegaria à capital pela Estação da Barra Funda.
Os trens terão capacidade para 860 passageiros sentados e devem transportar até 40 mil pessoas por dia. Ao todo, serão 15 composições, com a possibilidade de ter três classes de serviço, assentos marcados, além de um vagão destinado à alimentação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade