A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 09 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Novo trem de Guarulhos atrasa de novo e só começa a operar em agosto

Projeto foi apresentado em 2022 e seria inicialmente inaugurado em fevereiro deste ano

Lucas Souza

09/05/2025 às 07:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Atrasos para operação do Aeromóvel estão relacionados a "questões construtivas de implantação da tecnologia'

Atrasos para operação do Aeromóvel estão relacionados a "questões construtivas de implantação da tecnologia' | Willian Moreira/Ato Press/Folhapress

O trem que ligará o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem nova data para começar a operar, segundo informações fornecidas ao UOL pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Continua depois da publicidade

A Pasta informa que o novo trem, chamado de People Mover, sistema automatizado por ar comprimido, deve começar a operar em agosto de 2025. Inicialmente, a entrega estava prevista para 18 de fevereiro deste ano.

A nova data foi estipulada devido a atrasos relacionados à implantação da tecnologia e a questões internas do consórcio construtor, ainda segundo informações do UOL.

Novo trem

O projeto do People Mover foi apresentado em 2022. Com um investimento privado estimado de R$ 272 milhões, a obra foi financiada com recursos da outorga da concessionária GRU Airport.

Continua depois da publicidade

A linha do People Mover terá quatro estações e poderá transportar até 2 mil pessoas por hora em cada direção. Cada viagem durará, no máximo, seis minutos, com o mesmo intervalo de espera entre os trens.

O novo sistema substituirá os ônibus que atualmente fazem a ligação entre os terminais 1, 2 e 3 a estação da CPTM. Segundo a Secretaria de Transportes, o serviço será gratuito para os usuários.

Funcionamento

O People Mover é um sistema de transporte automatizado que utiliza veículos movidos a ar comprimido sobre trilhos elevados.

Continua depois da publicidade

O sistema utiliza ar comprimido para impulsionar os veículos: um ventilador ou compressor instalado na estação direciona o ar por dutos, criando um diferencial de pressão que movimenta os trens.

Esse processo elimina a necessidade de motores a bordo, resultando em veículos mais leves, eficientes e sem emissão direta de poluentes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados