Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Todos os trens terão tecnologia para funcionamento sem condutor | Pablo Jacob/Governo de SP
A linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, que vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central de São Paulo, recebeu o primeiro trem que será utilizado na futura operação.
Continua depois da publicidade
A composição foi entregue no Pátio Morro Grande, na zona norte, e marca uma nova fase da obra, que prevê o início da operação no segundo semestre de 2026. Ao todo, serão 22 trens com seis carros cada, totalizando 132 carros em operação.
Fabricados pela Alstom na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, os trens têm fabricação 100% nacional, com estrutura de aço inoxidável, que garante alta durabilidade e menor peso, contribuindo para o uso mais eficiente de energia.
A entrega marca o início dos testes, enquanto avança a instalação dos trilhos e dos sistemas ao longo dos 15,3 quilômetros de extensão da linha. A primeira etapa, entre Brasilândia e Perdizes, será entregue em 2026; a segunda, até São Joaquim, em 2027.
Continua depois da publicidade
Os trens da Linha 6-Laranja contam com tecnologia de frenagem regenerativa, que transforma a energia cinética gerada durante a desaceleração em eletricidade.
Essa energia é devolvida ao sistema e pode ser utilizada por outros trens que estejam acelerando nas proximidades — o que reduz o consumo energético e o desgaste dos componentes.
A eficiência, somada ao uso de materiais mais leves e duráveis, rendeu à Linha 6 o selo AST-Infra, que reconhece soluções sustentáveis em infraestrutura.
Continua depois da publicidade
As novas composições terão condução automática (sem condutor), climatização, câmeras de segurança e intercomunicadores adaptados para cadeirantes. As composições também se destacam visualmente: terão pintura externa na cor laranja, janelas amplas e grandes portas, melhorando a experiência de viagem.
A entrega do primeiro trecho, entre a Brasilândia e a Estação Perdizes, está prevista para o segundo semestre de 2026. Já a segunda etapa, que ligará Perdizes à Estação São Joaquim, deve ficar pronta em 2027. A linha terá conexão com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi.
Em construção desde abril de 2015, a linha 6-Laranja completou 10 anos de obras. Nesse meio tempo, o ramal passou por duas concessionárias e ficou paralisado por quatro anos.
Continua depois da publicidade
Com 15,3 quilômetros de extensão, a linha 6-Laranja reduzirá o tempo de deslocamento de cerca de 1h30 para apenas 23 minutos. Por atender diretamente sete universidades, ficou conhecida como a “linha das universidades”.
Confira o progresso das 15 estações.
A escavação dos túneis foi finalizada em fevereiro de 2025. Atualmente, estão em andamento a instalação dos trilhos, sistemas operacionais e a entrega dos trens.
Continua depois da publicidade
O projeto é uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo de São Paulo e a concessionária Linha Uni, executado pela empresa Acciona.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade