A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 26 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Novo túnel Santos-Guarujá deve reduzir viagem de 1 hora para 5 minutos

Contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção

Monise Souza

26/08/2025 às 17:01  atualizado em 26/08/2025 às 17:09

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Túnel submerso terá 870 metros de comprimento e 21 metros de profundidade abaixo do nível do mar

Túnel submerso terá 870 metros de comprimento e 21 metros de profundidade abaixo do nível do mar | Reprodução/Governo de SP

O Túnel Imerso Santos-Guarujá, o primeiro do tipo no Brasil, promete reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios: de até 1 hora por estrada ou 18 minutos de balsa para apenas 5 minutos.

Uma publicação do Governo de São Paulo, feita nesta terça-feira (26/8), mostra que o projeto será multimodal, com três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagem para pedestres, ciclistas e uma galeria de serviços.

Continua depois da publicidade

A obra recebeu, em agosto, a licença ambiental prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o que viabiliza o leilão previsto para 5 de setembro, às 16h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. As propostas devem ser entregues até 1º de setembro, às 10h.

Novo túnel

Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, até R$ 5,1 bilhões em aporte público, dividido entre os governos estadual e federal, o contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção.

túnel submerso terá 870 metros de comprimento e ficará a 21 metros de profundidade em relação ao nível do mar. A estrutura será formada por blocos pré-moldados, colocados em uma área escavada no canal do estuário.

Continua depois da publicidade

A obra será realizada para preservar a operação do Porto de Santos e garantir a passagem de embarcações.

Além de encurtar o trajeto, o Governo de São Paulo acredita que a nova ligação deve estimular o turismo, fortalecer a economia local e reduzir as emissões, ao priorizar o transporte coletivo e sustentável.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados