Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno morreu esmagado entre a porta do trem e da plataforma | Reprodução/Tv Globo
A Polícia Civil investiga a morte de um homem após ele ser prensado entre as portas do trem e da plataforma na estação Campo Limpo, da linha 5-Lilás, na zona sul de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O acidente ocorreu na terça-feira (6/5), às 8h05, quando ele ia ao trabalho. O local passará por perícia para identificação das causas.
Segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, mesmo após todos os avisos visuais e sonoros para não embarcar, a vítima tentou entrar no vagão e, por isso, ficou retido no espaço entre as portas do trem e da plataforma.
O homem foi encontrado caído nos trilhos com ferimentos na cabeça e sem sinais vitais, segundo a polícia.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia do Metropolitano (Delpom), que requisitou perícia e aguarda os laudos solicitados para análise.
“A autoridade policial também realiza oitivas de testemunhas e demais diligências para o total esclarecimento dos fatos. O corpo da vítima já passou pelos exames pertinentes no Instituto Médico-Legal (IML), que liberou a declaração de óbito para os familiares”.
Identificado como Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, ele tinha 35 anos e completaria 36 no próximo domingo (11/5), Dia das Mães.
Continua depois da publicidade
Morador de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ele usava a linha frequentemente para trabalhar em um supermercado como repositor, além de estar no último ano da faculdade de Educação Física e dar aulas de natação para complementar a renda familiar.
Lourivaldo era casado e deixou três filhos, de 4, 5 e 17 anos.
Testemunhas que estavam no local relataram que o homem ficou prensado e arrastado pelo vagão. Na hora, muitas pessoas começaram a gritar e pediram para o metrô parar.
Continua depois da publicidade
O gestor comercial Bruno Moreira Costa estava no momento do acidente e relatou ao portal g1 que a primeira porta do desembarque fechou, e, em seguida, a porta do trem também se fechou, prendendo o rapaz.
O pai dele, que também chama Lourivaldo, disse ao g1 que falou com o filho pela última vez no domingo (4/5) e que está indignado com a morte, já que o filho era esperto e bem estruturado fisicamente para morrer prensado em uma porta.
Essa não é a primeira vez que um incidente semelhante ocorre. Em março, na linha 2-Verde do Metrô, uma passageira ficou presa entre a porta do trem e da plataforma na estação Vila Prudente.
Continua depois da publicidade
As portas das plataformas nas estações da Linha 5-Lilás não têm sensores de presença para evitar esmagamento. Segundo a ViaMobilidade apenas os trens possuem esta tecnologia que impedem que as composições saiam com as portas abertas.
Após o acidente, a ViaMobilidade informou que vai instalar sensores nos vãos das plataformas até fevereiro de 2026 e que até lá vai intensificar os avisos sonoros e a comunicação visual nos trens e estações com essas recomendações de segurança.
A concessionária também lamentou profundamente a morte de Lourivaldo e disse que a companhia está em contato com os familiares para prestar o suporte necessário.
Continua depois da publicidade
Confira a íntegra da nota abaixo.
“A ViaMobilidade lamenta profundamente a morte de um passageiro após um acidente ocorrido por volta das 8h desta terça-feira (6) na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás. Mesmo após todos os avisos visuais e sonoros, ele tentou entrar no vagão e acabou ficando retido no espaço entre as portas do trem e da plataforma.
Diante deste triste episódio, a concessionária reitera a importância de respeitar os alertas de fechamento de portas para evitar riscos de acidentes graves. A empresa, que já realiza regularmente diversas campanhas sobre embarque seguro, vai intensificar os avisos sonoros e a comunicação visual nos trens e estações com essas recomendações de segurança.
Continua depois da publicidade
Com a confirmação da identidade da vítima, a companhia está em contato com os familiares para prestar o suporte necessário”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade