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Metade do investimento de R$ 6 bilhões será financiado pelo governo federal e a outra metade pelo estado de São Paulo | Divulgação
O Brasil se prepara para a construção do seu primeiro túnel imerso, que ligará Santos ao Guarujá, no litoral de São Paulo.
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A obra, orçada em R$ 6 bilhões, promete beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas, reduzindo o tempo de deslocamento entre as cidades. O projeto, no entanto, pode gerar grandes impactos ambientais e levanta preocupações.
Para a construção, está previsto o desmatamento de 105 mil m² de manguezais e áreas protegidas da Mata Atlântica, ameaçando a vida marinha e comprometendo a qualidade do ar e da água.
Metade do investimento de R$ 6 bilhões será financiado pelo governo federal e a outra metade pelo estado de São Paulo.
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Além do túnel, o projeto prevê a concessão do Canal do Porto de Santos, com obras para aprofundamento do calado dos atuais 15 metros para 17 metros, permitindo a atracação de embarcações maiores.
Apesar de o projeto chamar a atenção pela grandiosidade e ser algo inédito aos brasileiros, muitos moradores da região temem que os impactos ambientais superem os benefícios da nova ligação.
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