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Cotidiano

Obra emergencial reabre acesso na Marginal Tietê e alivia o trânsito

Alça de acesso ficará em operação durante todo o período das obras de reparo na cratera perto da Ponte Atílio Fontana, na zona oeste de São Paulo

Monise Souza

19/05/2025 às 12:30

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Alça de acesso permanecerá em operação durante todo o período das obras de reparo na cratera

Alça de acesso permanecerá em operação durante todo o período das obras de reparo na cratera | Reprodução/TV Globo

As obras da alça de acesso que liga a pista local à pista central da Marginal Tietê, na altura da Ponte Atílio Fontana, na zona oeste de São Paulo, foram concluídas neste domingo (18/5).

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Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a alça de acesso permanecerá em operação durante todo o período das obras de reparo na cratera, e a expectativa é que a estrutura ajude a desafogar o trânsito na região.

A pista central da Marginal Tietê voltou a ser interditada no domingo (11/5) devido à reabertura de uma cratera no local. A interdição foi causada por uma sobrecarga nas redes de esgoto no sentido Castello Branco.

Como funcionará a operação

Duas faixas temporárias foram abertas no canteiro central para permitir o acesso da pista local à pista central.

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A Sabesp também adiou a liberação de uma das faixas da pista no local da cratera que estava prometida para 14 de maio. 

A empresa atribuiu o atraso a uma movimentação no solo, que vai exigir obras adicionais. Segundo a companhia, o prazo para o reparo completo está mantido e deve durar cerca de 30 dias.

Para evitar futuros problemas, a Sabesp irá construir uma nova caixa de acesso ao interceptor da rede de esgoto. A antiga, que deu problema, será inutilizada.

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A obra da alça foi executada pela CCR, concessionária responsável pela Marginal, e custeada integralmente pela Sabesp.

Histórico da cratera

A cratera reabriu no mesmo local em que já havia sido aberta em 10 de abril. Não há informações sobre acidentes envolvendo veículos devido ao buraco. 

Ainda em 10 de abril, quando a cratera surgiu pela primeira vez, a CET bloqueou o trecho por cinco dias para que a Sabesp reparasse o dano.

No dia 22 de abril, 12 dias depois, ocorreu o rebaixamento da pista no mesmo local, o que levou a companhia a interditar o trânsito por quase 9 horas.

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