A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 16 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Obras no corredor Ayrton Senna chegam a 64% e prometem transformação

Intervenções seguem cronograma da Ecovias Leste Paulista e priorizam trechos de maior tráfego

Thacio Mello

16/10/2025 às 17:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ecovias Leste Paulista conclui 655 km de pavimentação e prevê término do programa em 2026

Ecovias Leste Paulista conclui 655 km de pavimentação e prevê término do programa em 2026 | Divulgação/Ecopista

As operações de revitalização do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto atingiram 64% de conclusão. Os dados foram fornecidos nesta quinta-feira (16/10), pela Ecovias Leste Paulista, concessionária responsável pela gestão. 

Continua depois da publicidade

Foram pavimentados 655,12 km de faixas de rolamento da via. O programa de revitalização está incorporado ao plano de modernização contínua do corredor, que conecta a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba, o Litoral Norte e a Serra da Mantiqueira.

avanço atual dá sequência às obras já concluídas em julho deste ano, quando a concessionária finalizou a renovação de 100% do pavimento da rodovia Ayrton Senna. Os aprimoramentos incluem trechos da Carvalho Pinto, da Tamoios e as interligações com a Presidente Dutra e a BR-116.

Na ocasião, foram recapeados cerca de 479 km de faixas e aplicadas aproximadamente 125 mil toneladas de revestimento, com asfalto-borracha e Material Betuminoso Estabilizado (MBE), que garantem maior durabilidade e resistência ao tráfego intenso.

Continua depois da publicidade

Diversas frentes atuam no programa de revitalização, mas o efetivo está concentrado nos trechos onde há maior fluxo de veículos e complexidade técnica.

Entre os trechos atualmente em execução estão a rodovia Carvalho Pinto, sentido interior, entre os km 74 e 134, a interligação SP-121 com a BR-116 e outros pontos estratégicos do corredor, incluindo faixas de acostamento e vias urbanas.

As obras seguem técnicas de alto desempenho, incluindo a fresagem das camadas antigas e a aplicação de materiais resistentes às variações climáticas e ao tráfego intenso.

Continua depois da publicidade

O programa completo de revitalização está previsto para ser concluído em 2026, sendo executado de forma programada, com bloqueios temporários de faixas, reforço da sinalização e priorização de horários de menor fluxo de veículos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados