A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 09 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Obras do metrô até Congonhas avançam e vão mudar acesso ao aeroporto

Retomada no início da atual gestão, obra é considerada uma das mais aguardadas da cidade

Monise Souza

09/10/2025 às 14:15  atualizado em 09/10/2025 às 14:19

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Com previsão de atender cerca de 93 mil passageiros por dia, a Linha 17-Ouro terá oito estações

Com previsão de atender cerca de 93 mil passageiros por dia, a Linha 17-Ouro terá oito estações | Paulo Guereta/Governo do Estado de SP

As obras da linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo avançam rumo à reta final. A nova linha, que ligará o Aeroporto de Congonhas à malha de transporte sobre trilhos da capital paulista, deve iniciar a operação assistida até março de 2026.

Continua depois da publicidade

O governador Tarcísio de Freitas realizou, nesta quarta-feira (8/10), uma visita técnica ao canteiro de obras e confirmou que mais de 90% do projeto já está concluído.

Com 6,7 km de extensão, a linha foi projetada para facilitar o acesso ao Aeroporto de Congonhas. Serão oito estações e a frota contará com 14 trens, que vão reforçar a mobilidade urbana na zona sul da capital paulista. A previsão é atender cerca de 93 mil passageiros por dia.

Retomada no início da atual gestão, a obra é considerada uma das mais aguardadas da cidade. Segundo o governo, cinco trens já estão em fase de testes e serão parte da frota que circulará no trajeto de 6,7 km entre Congonhas e a Estação Morumbi, da linha 9-Esmeralda.

Continua depois da publicidade

Em janeiro, houve uma viagem teste, quando um trem rodou entre as futuras estações Washington Luís e Brooklin Paulista. O início da operação da Linha 17-Ouro está previsto para março de 2026, ampliando a integração do transporte metropolitano.

Visita ao local

Durante a vistoria, o governador percorreu estações que estão em fase final de acabamento, como a Vereador José Diniz, cuja obra está 97% concluída, com escadas rolantes, elevadores e sistemas de informação prontos para testes.

A visita também passou pela estação Washington Luís, com 85% de avanço físico, que será um dos principais acessos para passageiros vindos de outras regiões da cidade. O Pátio Água Espraiada, responsável pela manutenção dos trens, alcançou 88% de execução.

Continua depois da publicidade

O trajeto entre as estações foi feito a bordo de um dos cinco trens fabricados pela empresa chinesa BYD. A composição realizou o percurso movida a bateria.

Os trens da Linha 17-Ouro vão operar de forma diferente das demais linhas do Metrô no início da operação. A informação foi divulgada pelo Metrô em julho deste ano. Nesta reta final da obra, está incluída a implantação das portas de plataforma em todas as estações.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados