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Cotidiano

Obras vão transformar 460 km de rodovias e afetar 17 cidades

Investimento de R$ 8,8 bilhões prevê duplicações, sinalização reforçada e mais segurança nas estradas de São Paulo

Thacio Mello

12/08/2025 às 11:00

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Projetos avançam em rodovias importantes e vão beneficiar 17 municípios do interior

Projetos avançam em rodovias importantes e vão beneficiar 17 municípios do interior | Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo iniciou as obras de melhoria do eixo Raposo Tavares como parte da nova concessão. Essas intervenções integram o conjunto inicial de entregas previstas nas portarias do contrato. As obras estão em andamento desde março, com foco na recuperação de trechos.

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As ações incluem recuperação do pavimento, reforço da sinalização, roçada, capina, poda da vegetação e reconstrução de sistemas de drenagem, com restauração de bueiros e canaletas.

No pacote há ainda previsão de melhorias da manutenção de pontes, viadutos e passarelas, além da implantação dos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), ambulâncias com UTI móvel e médico, viaturas conectadas, guinchos e os Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU).

Os primeiros segmentos foram entregues na rodovia Bunjirô Nakao (SP-250), entre Piedade e Ibiúna, no interior de São Paulo. Outras frentes de trabalho já estão em estágio avançado e seguem em ritmo acelerado.

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Alguns exemplos de obras em andamento são as intervenções na rodovia João Leme dos Santos (SP-264), no trecho entre Sorocaba e Salto de Pirapora, e na rodovia Tenente Celestino Américos (SP-079), que cruza os municípios de Sorocaba, Piedade e Juquiá.

Além dessas, há obras em andamento na rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Cotia, São Roque, Alumínio, Sorocaba e Araçoiaba da Serra, e na rodovia Castello Branco (SP-280), entre Itu e São Roque. A previsão é concluir essas melhorias iniciais até abril de 2026.

“Estamos mantendo estruturas na área urbana para monitoramento do tráfego, obtendo dados que orientarão futuros investimentos, como o contorno oeste de Sorocaba”, destaca o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, para a Agência SP.

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Benefícios diretos

O contrato prevê R$ 8,8 bilhões em investimentos ao longo de 460 km de rodovias, beneficiando diretamente 17 municípios do interior paulista.

As melhorias atenderão às cidades:

  • Alumínio
  • Araçariguama
  • Araçoiaba da Serra
  • Cotia
  • Ibiúna
  • Itu
  • Juquiá
  • Mairinque
  • Piedade
  • Pilar do Sul
  • Salto de Pirapora
  • São Miguel Arcanjo
  • São Roque
  • Sorocaba
  • Tapiraí
  • Vargem Grande Paulista
  • Votorantim

Entre as principais obras previstas estão 68 km de duplicações, 40 km de pistas marginais, 73 km de faixas adicionais, 172 km de acostamentos, 21 novas passarelas e a implantação de contornos viários estratégicos, como o de Juquiá.

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Além disso, o eixo Raposo Tavares é um vetor econômico importante: a concessão tem potencial de gerar mais de 93 mil empregos em todo o Estado, sendo 37 mil deles apenas na região de Sorocaba.

Essas ações vêm do projeto São Paulo para Toda Obra, que busca ampliar a modernização das estradas do Estado.

O projeto reúne mais de 1,5 mil obras de infraestrutura e segurança viária promovidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pelas concessionárias reguladas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

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