Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Para enfrentar o período de seca, a Companhia adotou medidas emergenciais | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A onda de calor e o tempo seco que atingem São Paulo faz com que o nível do manancial do Jurubatuba, que abastece Guarujá e o distrito de Vicente de Carvalho, no litoral de São Paulo, opere com apenas 44% de sua capacidade máxima, podendo causar falta de água nos próximos dias, segundo a Sabesp.
Continua depois da publicidade
Para enfrentar o período de seca, a Companhia adotou medidas emergenciais, que incluem: manobras técnicas para direcionar o fornecimento de água à população, aumento das equipes e o envio de caminhões-pipa para atender emergências.
A empresa distribuirá gratuitamente 300 caixas-d’água nos próximos dias para famílias de baixa renda que não possuem o equipamento, servindo como uma reserva para estes moradores.
Para as ocorrências em Guarujá, a Sabesp reforçou o atendimento para os moradores em seus canais, com opções dedicadas para a solicitação de caminhões-pipa e de caixas-d’água, por exemplo.
Continua depois da publicidade
A Sabesp reforça ainda a importância do uso consciente de água para evitar o desabastecimento. Confira algumas dicas:
Imóveis que possuam caixa-d’água com capacidade mínima para 24 horas de consumo, conforme determina normas técnicas para instalações prediais e o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos as eventuais oscilações do sistema ao longo do dia.
Para eliminar o risco de desabastecimento no futuro, a empresa está executando obras estruturais para expandir o sistema de abastecimento. Estão em andamento na região metropolitana da Baixada Santista projetos na ordem de R$ 1 bilhão aplicados no sistema integrado de abastecimento de água.
Continua depois da publicidade
A Sabesp entregou nesta quarta-feira (20/8) as obras de recuperação e modernização da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.
Estão sendo instaladas novas tubulações, válvulas e ligações, além da construção de novos reservatórios e estações de bombeamento, a ampliação de estações de tratamento da água, entre outras ações para aperfeiçoar os serviços prestados aos moradores e turistas.
O município ainda contará com seis novas “caixas-d’água regionais”, que aumentam o armazenamento de água potável nos bairros e garantem maior oferta para a população nos momentos de pico de consumo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade