Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estrutura metálica da árvore, que possui cerca de 30 metros, desabou após o guindaste perder estabilidade | Divulgação
Um trabalhador morreu e outro ficou ferido na manhã do último domingo (23/11). O acidente ocorreu quando um guindaste tombou enquanto montava a árvore de Natal no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.
Continua depois da publicidade
A vítima fatal foi identificada como Antônio Paulo Rodrigues de Souza, de 40 anos, conhecido como “Antônio Suricate”. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar ao hospital.
O outro operário, Henes Libório Ramos, de 47 anos, permanece internado em estado estável.
No mesmo dia, um piloto morreu enquanto realizava manobras no Hot Wheels Epic Show, no parque Beto Carrero World, em Penha. Ele pilotava uma moto quando acabou bateu em uma rampa que fazia parte da apresentação.
Continua depois da publicidade
De acordo com testemunhas, o acidente ocorreu por volta das 10h. A estrutura metálica da árvore, que possui cerca de 30 metros, desabou após o guindaste perder estabilidade.
Um vídeo registrou o momento em que a lança do equipamento cede e a estrutura cai enquanto um dos trabalhadores permamecia suspenso na ponta do braço mecânico.
Um ex-militar da reserva e um médico que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Continua depois da publicidade
O guindaste era operado por Antônio Benjamin, contratado pela empresa responsável apenas para uma diária.
Segundo a Polícia Civil, ele estava afastado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebia auxílio-doença. Durante a montagem, atuava fantasiado de Papai Noel e curiosos tiravam fotos.
Benjamin não utilizava equipamentos de proteção individual (EPI) e foi preso em flagrante após o acidente.
Continua depois da publicidade
A gestora de RH da empresa responsável pela colocação da árvore afirmou que as vítimas eram naturais de Parintins e que toda a documentação exigida pelo Estado havia sido apresentada antes da montagem.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa confirmou as informações e disse que acompanha as apurações.
O 24º Distrito Integrado de Polícia instaurou inquérito para apurar as causas do tombamento. Equipes técnicas do governo do Amazonas também investigam o caso.
Continua depois da publicidade
O governador Wilson Lima lamentou o ocorrido nas redes sociais e determinou apuração rigorosa. “Nossa solidariedade às famílias. Garantiremos toda assistência e buscaremos esclarecer cada etapa desse acidente”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade