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Fernando Haddad e Márcio França são os preferidos neste momento do eleitor paulista para disputa de segundo turno | Haddad: Vide Aguiar/FuturaPress/Folhapress – Márcio França: Eduardo Knapp/Folhapress
O Pindograma, instituição especializada em jornalismo de dados, publicou o Ranking de Institutos de Pesquisa do Pindograma, em que indicou os institutos de pesquisa políticas e eleitorais com melhores desempenhos do Brasil. Foram analisados os institutos com pelo menos cinco pesquisas publicadas no período de 2012 a 2020.
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De acordo com o estudo, o instituto com melhores desempenho do Brasil é o Opinião Pesquisa/GovNet. O instituto está à frente de empresas tradicionais, como Ibope (que ocupa a quinta posição), Paraná Pesquisas (sétima), Datafolha (13ª) e Vox Populi (50ª).
A Opinião Pesquisa/GovNet, sob encomenda do Grupo Gazeta de S. Paulo, divulgou em 26 de março deste ano a primeira pesquisa sobre as eleições ao Governo de São Paulo em 2022. A pesquisa indicou que Fernando Haddad (PT) tem a preferência dos eleitores de São Paulo caso as eleições para o Governo de São Paulo fossem hoje. O petista lidera nos três cenários apresentados de forma estimulada, ou seja, em que o pesquisadores informam o nome dos possíveis concorrentes aos eleitores consultados.
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O levantamento questionou também a preferência do eleitor em três possíveis cenários de segundo turno para o Governo de São Paulo: Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB), Márcio França (PSB) e João Doria e Fernando Haddad e Márcio França. Em todas as situações propostas o petista levaria vantagem numérica, porém teria empate técnico com França.
A metodologia do Ranking de Institutos de Pesquisa do Pindograma, de acordo com seus organizadores, foi inspirada nos critérios usados pelo site norte-americano FiveThirtyEight, que usa várias medidas para avaliar o desempenho passado dos institutos de forma objetiva.
Entre as medidas utilizadas estão coleta de dados, busca por relatórios, busca por notícias que contêm resultados de pesquisa, pós-processamento dos dados e verificação dos resultados de pesquisa, entre outros fatores. Para saber com detalhes a metodologia do Pindograma para elaborar o Raking de Institutos de Pesquisa do Pindograma, acesse o site da empresa de comunicação.
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