A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 24 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Original Aquarius, 'Ser Feliz Por Nenhum Motivo' traz olhar científico sobre a meditação

Documentário dirigido por Edu Felistoque estreia na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e propõe a prática como resposta ao estresse da vida moderna

Matheus Herbert

24/10/2025 às 19:20  atualizado em 24/10/2025 às 19:44

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
'Ser Feliz Por Nenhum Motivo', documentário sobre a evolução da meditação no Brasil, terá estreia na 49ª Mostra de SP

'Ser Feliz Por Nenhum Motivo', documentário sobre a evolução da meditação no Brasil, terá estreia na 49ª Mostra de SP | Divulgação

Quando o despertador toca, a sensação já é de atraso. Um gole de café, uma mensagem respondida, o sapato calçado às pressas, um e-mail, uma checada nas redes sociais e perdeu o ônibus. No trajeto, pensa na reunião, responde notificações. Ao chegar, as tarefas já esperam: tudo precisa ser feito agora, porque tudo é urgente — ser produtivo é urgente.

Continua depois da publicidade

Sem pausa, sem respiro. Sufocados, estressados, ansiosos — assim se sentem cerca de 19 milhões de brasileiros, segundo a OMS, colocando o País entre os que mais sofrem com transtornos de ansiedade no mundo. E como sair desse ciclo vicioso?

“A resposta é parar” diz o médico e influenciador Rafael Gratta na sua primeira fala de apresentação do documentário “Ser feliz por nenhum motivo”.

O título, que é o primeiro original nacional idealizado pela Aquarius, dirigido por Edu Felistoque e produzido pela Felistoque Cinema, propõe a meditação (e suas diversas variantes) como uma das maneiras para conseguir respirar e se fazer presente nas tarefas do dia a dia.

Continua depois da publicidade

O filme traz um novo olhar sobre a meditação no Brasil, trazendo uma visão atual e científica desta prática cuja eficácia vem sendo extensamente comprovada por pesquisas. A estreia acontece dia 25 de outubro na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, seguindo para salas de cinema no dia 30 e para a plataforma de streaming Aquarius dia 14 de novembro.

“A ideia é que seja um filme contemporâneo, desmistificando a meditação. Com irreverência e dinamismo, com um olhar laico e científico, quero mostrar que dá para meditar em qualquer lugar, que existe meditação em presídios, existe meditação para crianças, e colocar na tela como essa prática impacta ou pode impactar a vida das pessoas”, explica o cineasta Edu Felistoque.

Quem conduz todo o documentário é Gratta, que acumula 3,7 milhões de seguidores no Instagram e criou o protocolo MFMA (mais foco, menos ansiedade). Com entrevistas de especialistas como Monja Coen e Klebér Tani, “Ser feliz por nenhum motivo” transita pela chegada do budismo japonês no Brasil nos anos 1950; explica as práticas Zazen e Transcendental; explora tradições indígenas com o pajé da aldeia Tabaçu Reko Ypy, Luã Apyká; faz uma análise e comparação da capoeira com o Yoga; apresenta projetos sociais em favelas e presídios, além de contar com relatos pessoais de experiências de praticantes famosos e anônimos.

Continua depois da publicidade

Entre os entrevistados conhecidos do público estão os atletas Bruninho e Carlos Burle, Angélica, Juliana Paes, Fernanda Lima, Luciano Szafir, Marcelo Serrado e Mariana Ximenes, além de empresários.

“O processo de criação do filme acabou sendo, em si mesmo, uma prática meditativa, me ensinando a ouvir com mais profundidade e a valorizar a sabedoria que emerge quando criamos espaço para o silêncio e a contemplação. A meditação deixou de ser algo que eu ‘faço’ para se tornar parte de como eu ‘sou’. Mindfulness não é apenas sentar em silêncio por alguns minutos - é uma forma de estar no mundo. A meditação me ensinou que a felicidade genuína não depende de circunstâncias externas, mas da qualidade da nossa atenção ao momento presente”, reflete Rafael Gratta.

Longa disponível 

A partir do dia 14 de novembro, o longa poderá ser visto exclusivamente na Aquarius, que conta com a sua própria plataforma, além de canais no Prime Video e na Claro TV+. O streaming é o primeiro brasileiro dedicado exclusivamente a produtos audiovisuais sobre temas como saúde, bem-estar, meio ambiente, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade. “Ser feliz por nenhum motivo” é o primeiro filme original nacional da plataforma.

Continua depois da publicidade

“Esse primeiro filme idealizado pela Aquarius é um marco que reflete nosso compromisso em transformar saúde mental em filmes acessíveis para todo mundo. A Felistoque é uma produtora parceira excelente, leve, ágil, cheia de entendimento do espírito da Aquarius. É o primeiro de muitos filmes que faremos juntos!”, ressalta Gabriel Wainer, diretor da plataforma.

Mais informações no site www.vivaemaquarius.com.br. 

Sinopse

O documentário “Ser Feliz Por Nenhum Motivo” explora a evolução da meditação no Brasil, desde suas origens místicas e de contracultura nos anos 70 até as práticas atuais, cuja eficácia vem sendo extensamente comprovada por pesquisas científicas e até mesmo sendo incorporadas em políticas públicas de saúde mental.

Continua depois da publicidade

Mediante uma investigação científica e emocional, o filme explora os principais benefícios da meditação. Ele apresenta imagens contemplativas e depoimentos de especialistas, profissionais e praticantes, revelando como a meditação transformou suas vidas, melhorando seu bem-estar e, em alguns casos, promovendo até mesmo cura. 

Novidade em São Paulo 

Símbolo máximo do movimento hippie americano, o musical "Hair" volta aos palcos brasileiros em uma nova montagem dirigida por Charles Möeller e Cláudio Botelho.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados