Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Futuro terminal deverá ser o terceiro aeroporto internacional no Estado, segundo a Infraero | Divulgação/Prefeitura de Olímpia
Conhecida como a “Orlando brasileira”, Olímpia, a 430 quilômetros da capital paulista, ganhará um aeroporto internacional.
Continua depois da publicidade
Em março deste ano, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) concluiu mais uma importante etapa para a implementação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, a emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
As obras, previstas para começarem ainda neste ano, ainda não iniciaram, pois a Infraero está aguardando a liberação orçamentária da União para abrir o processo de licitação, passo necessário antes do início da construção.
O Aeroporto Internacional de Olímpia avançou e cria expectativas aos turistas que visitam a cidade anualmente.
Continua depois da publicidade
A área de 200 hectares foi adquirida pela Prefeitura de Olímpia e o aeroporto terá fácil acesso às rodovias Assis Chateaubriand, Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e à Vicinal Natal Breda.
Os Correios também já definiram o CEP do futuro aeroporto, na Estrada Municipal OLP 382, bairro Aeroporto.
Segundo a prefeitura, o projeto é considerado um marco para o desenvolvimento futuro da região, tanto no transporte de passageiros quanto na infraestrutura logística, além de impulsionar a economia e o turismo locais.
Continua depois da publicidade
A pista do aeroporto tem 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, podendo chegar até 2.500 metros caso seja necessária a expansão.
A expectativa para o aeroporto é que o espaço atenda cerca de 1 milhão de passageiros anualmente, podendo receber grandes aeronaves de carga.
O projeto prevê um pátio de 200 metros para permitir o taxiamento simultâneo de até seis aeronaves, como Boeing ou Airbus.
Continua depois da publicidade
Com localização estratégica, entre São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, e perto do Triângulo Mineiro, a cidade tem mais de 34 mil leitos de hospedagem. Os planos são de chegar a 40 mil até 2027.
A construção do aeroporto conta com um investimento inicial de R$ 500 milhões, vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos serão fundamentais para custear as obras e desenvolver uma infraestrutura moderna e eficiente.
O futuro terminal deverá ser o terceiro aeroporto internacional no Estado, segundo a Infraero. Atualmente, apenas o aeroporto de Guarulhos (Cumbica) e o de Viracopos (Campinas) possuem essa denominação.
Continua depois da publicidade
Congonhas, na zona sul de São Paulo, tem passagens vendidas para Buenos Aires. Mas, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), envolvem trajetos com conexão, ou seja, o avião que sai de Congonhas ainda faz uma rota doméstica.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade