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Cotidiano

Aeroporto internacional da 'Orlando brasileira' começa a sair do papel

Expectativa é que o espaço atenda cerca de 1 milhão de passageiros anualmente

Monise Souza

05/07/2025 às 16:35  atualizado em 05/07/2025 às 18:46

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Futuro terminal deverá ser o terceiro aeroporto internacional no Estado, segundo a Infraero

Futuro terminal deverá ser o terceiro aeroporto internacional no Estado, segundo a Infraero | Divulgação/Prefeitura de Olímpia

Conhecida como a “Orlando brasileira”, Olímpia, a 430 quilômetros da capital paulista, ganhará um aeroporto internacional.

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Em março deste ano, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) concluiu mais uma importante etapa para a implementação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, a emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

As obras, previstas para começarem ainda neste ano, ainda não iniciaram, pois a Infraero está aguardando a liberação orçamentária da União para abrir o processo de licitação, passo necessário antes do início da construção. 

O Aeroporto Internacional de Olímpia avançou e cria expectativas aos turistas que visitam a cidade anualmente.

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A área de 200 hectares foi adquirida pela Prefeitura de Olímpia e o aeroporto terá fácil acesso às rodovias Assis Chateaubriand, Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e à Vicinal Natal Breda.

Os Correios também já definiram o CEP do futuro aeroporto, na Estrada Municipal OLP 382, bairro Aeroporto.

Como será o aeroporto

Segundo a prefeitura, o projeto é considerado um marco para o desenvolvimento futuro da região, tanto no transporte de passageiros quanto na infraestrutura logística, além de impulsionar a economia e o turismo locais.

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A pista do aeroporto tem 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, podendo chegar até 2.500 metros caso seja necessária a expansão.

A expectativa para o aeroporto é que o espaço atenda cerca de 1 milhão de passageiros anualmente, podendo receber grandes aeronaves de carga.

O projeto prevê um pátio de 200 metros para permitir o taxiamento simultâneo de até seis aeronaves, como Boeing ou Airbus.

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Localização

Com localização estratégica, entre São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, e perto do Triângulo Mineiro, a cidade tem mais de 34 mil leitos de hospedagem. Os planos são de chegar a 40 mil até 2027.

A construção do aeroporto conta com um investimento inicial de R$ 500 milhões, vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos serão fundamentais para custear as obras e desenvolver uma infraestrutura moderna e eficiente.

Terceiro do Estado

O futuro terminal deverá ser o terceiro aeroporto internacional no Estado, segundo a Infraero. Atualmente, apenas o aeroporto de Guarulhos (Cumbica) e o de Viracopos (Campinas) possuem essa denominação.

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Congonhas, na zona sul de São Paulo, tem passagens vendidas para Buenos Aires. Mas, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), envolvem trajetos com conexão, ou seja, o avião que sai de Congonhas ainda faz uma rota doméstica.

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