Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Luxemburgo é considerado o país mais rico do mundo em 2025 segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI) | Reprodução/Wikimedia Commons
Luxemburgo, considerado o país mais rico do mundo em 2025 segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), aposta no transporte público gratuito como estratégia para reduzir as emissões de carbono e melhorar a qualidade de vida da população.
Continua depois da publicidade
Desde 2020, todos os moradores podem circular de ônibus, trens e bondes sem custo. A gratuidade vale para todas as classes, exceto a primeira, que continua sendo cobrada. Nos fins de semana, turistas também podem utilizar o sistema de ônibus noturno sem pagar nada.
Segundo reportagem do Daily Mail publicada neste sábado (19/7), o governo luxemburguês adotou a medida como parte de uma política ambiental. Além disso, quem pedala também sai ganhando, pois transportar bicicletas nos trens do país é totalmente gratuito.
Com território pequeno e altamente conectado, Luxemburgo é uma parada comum para turistas que viajam por países vizinhos como Alemanha, França e Bélgica. Nesses casos, apenas o trecho percorrido dentro de Luxemburgo é gratuito. O restante do trajeto segue as tarifas praticadas nos demais países.
Continua depois da publicidade
A riqueza do país também reflete em seus indicadores econômicos. De acordo com os dados mais recentes do FMI, Luxemburgo lidera o ranking global de Produto Interno Bruto (PIB) per capita, com um valor de US$ 131,3 mil por habitante.
Veja os 10 países mais ricos em 2025:
O PIB per capita representa a média da riqueza gerada por habitante em um país. Embora não reflita diretamente a qualidade de vida ou a desigualdade social, é um dos principais indicadores de desenvolvimento econômico.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade