Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vale está a cerca de 3 quilômetros do centro do município, às margens da SC-114 e integra o Roteiro Turístico Caminhos da Neve | Mycchel Legnaghi/Divulgação
A poucos dias do verão, a Serra de Santa Catarina registrou um fenômeno impressionante nesta quinta-feira (4/12). As plantações amanheceram quase congeladas com a geada que caiu durante a madrugada.
Continua depois da publicidade
Fotos da região mostram a vegetação coberta com geada. Confira:
O fenômeno aconteceu na região do Vale dos Caminhos da Neve, em São Joaquim, a cerca de 230 km de Florianópolis, onde os termômetros marcaram 4,06°C.
O Vale está a cerca de 3 quilômetros do centro do município, às margens da SC-114 e integra o Roteiro Turístico Caminhos da Neve.
Continua depois da publicidade
Conforme a Epagri/Ciram, órgão catarinense que monitora o clima, a geada é um fenômeno típico da região e pode ocorrer em todas as estações do ano nas regiões mais altas do Estado, desde que as temperaturas caiam no amanhecer e o ar esteja mais seco.
Diferentemente das geadas registradas no inverno, os fenômenos em épocas mais quentes têm um tempo menor de duração por conta do sol e do aumento das temperaturas nas primeiras horas do dia.
Menores temperaturas, segundo a Epagri/Ciram, nesta quinta-feira (4/12):
Continua depois da publicidade
Mesmo com a geada registrada na madrugada em Santa Catarina, o dia avança com um clima bem diferente. A Defesa Civil prevê temperaturas de até 21°C no Litoral e Vale do Itajaí e perto de 30°C em outras áreas do estado.
A situação contrasta com o que deve acontecer no Rio Grande do Sul, onde uma massa de ar muito quente pode fazer os termômetros chegarem a 40°C nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade