A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 19 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Parque no interior de São Paulo é fechado temporariamente por risco à saúde

Vítimas visitavam com frequência o Parque de Lavras

Yasmin Gomes

19/10/2025 às 14:27  atualizado em 19/10/2025 às 15:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Secretaria do Meio Ambiente destacou que monitora constantemente os locais de possível contaminação

Secretaria do Meio Ambiente destacou que monitora constantemente os locais de possível contaminação | Divulgação/Prefeitura de Salto

Um parque em Salto, no interior de São Paulo, foi fechado temporariamente após a confirmação de mortes na cidade em decorrência da febre maculosa.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura da cidade, as vítimas visitavam com frequência o Parque de Lavras.

“Tal medida foi solicitada em decorrência da confirmação de casos de óbito por febre maculosa na cidade, sendo que dois foram registrados por frequentadores do Parque de Lavras e outro refere-se a um morador de uma área particular de Salto”, informou a pasta, a partir da Vigilância Epidemiológica, em comunicado emitido nessa sexta-feira (17/10).

A Secretaria do Meio Ambiente destacou que monitora constantemente os locais de possível contaminação, assim como realiza ações permanentes de prevenção.

Continua depois da publicidade

Entre elas estão aplicação de carrapaticida biológico e fungos naturais em áreas públicas, além da sinalização adequada nos pontos sob responsabilidade do município.

Campinas, no interior de São Paulo, registrou duas novas mortes por febre maculosa, tendo 100% de letalidade nos casos em 2025.

Sintomas

A febre maculosa é transmitida pela picada de um carrapato infectado pela bactéria Rickettsia. Os sintomas iniciais da febre maculosa são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza, náuseas e manchas avermelhadas na pele.

Continua depois da publicidade

Ao procurar uma unidade de saúde, o paciente deve relatar se esteve recentemente em áreas com vegetação, chácaras, trilhas, margens de rios ou outros locais de risco, mesmo que não tenha encontrado carrapatos no corpo.

Caso encontre um carrapato preso à pele, remova-o cuidadosamente com uma pinça e procure atendimento médico imediatamente. Se possível, leve o bicho para ser possível investigar contaminação.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados