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Sistema Siga Fácil auxilia os motoristas com ou sem tags a pagar tarifas dos pedágios inteligentes | Gustavo Mansur/SECOM
A implantação do sistema de pedágio eletrônico Siga Fácil nas rodovias de São Paulo provocou dúvidas e informações distorcidas nas redes sociais, principalmente sobre aumento de tarifas e instalação de pórticos nas cidades.
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Por isso, Governo do Estado e a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) esclareceram os principais pontos envolvendo o novo modelo.
O sistema substitui as praças físicas e promete cobrança proporcional ao uso, mais fluidez e redução de acidentes. Com o Siga Fácil, os veículos são identificados automaticamente por placas ou tags eletrônicas, sem necessidade de redução de velocidade ou parada.
Segundo o Governo de São Paulo, não há aumento de tarifas por conta do Siga Fácil.
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O novo sistema altera apenas a lógica de cobrança: nas concessões recentes, o motorista paga somente pelo trecho percorrido, em vez do valor integral da antiga praça. Já nas concessões antigas, o valor continua o mesmo que já era praticado.
Os pórticos eletrônicos substituem as praças físicas.
Nas concessões vigentes antes de 2023, eles entram no lugar das cabines tradicionais. Já nos contratos mais novos, a quantidade de pórticos aumenta porque a cobrança é segmentada por trecho.
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A mudança elimina paradas obrigatórias e reduz riscos de colisões.
Os reajustes continuam seguindo os índices previstos contratualmente, segundo o Governo de São Paulo.
Desde 2008, a correção das tarifas em São Paulo utiliza o IPCA, indicador oficial da inflação, substituindo o IGP-M usado nos primeiros contratos dos anos 1990.
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As concessionárias adotam políticas distintas, mas a maioria oferece reduções, que incluem:
Quem não utiliza tag passa normalmente pelo pórtico. O sistema registra a placa e o motorista tem até 30 dias para fazer o pagamento.
O Governo alerta para golpes: o pagamento é feito somente pelos sites oficiais, sem boletos enviados por terceiros.
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A política estadual prevê isenção para deslocamentos urbanos. Vias marginais, trechos municipais e acessos locais não terão cobrança, independentemente da proximidade de um pórtico.
Apesar disso, a implantação de novos pedágios na rodovia Rio-Santos (SP-055) está causando revolta entre os moradores dos bairros Caruara e Iriri, na área continental de Santos, no litoral de São Paulo.
Os equipamentos estão restritos aos trechos rodoviários concedidos. O Governo nega que haja qualquer planejamento para instalação em vias urbanas.
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Motociclistas ficam isentos nas concessões firmadas a partir de 2024, como as administradas por Novo Litoral, Ecovias Nova Raposo e CCR Sorocabana.
As novas concessões terão conexão de internet?
A tecnologia empregada prevê cobertura por Wi-Fi ou 4G ao longo dos trechos. As obras incluem ainda melhorias de pavimento, iluminação, ciclovias, passarelas e atendimento 24 horas.
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O projeto passou por audiências e consulta pública em 2019 e foi reestruturado em 2023, após nova rodada de participação popular. Segundo o Governo, 182 contribuições da sociedade civil foram incorporadas ao formato final.
Prefeituras envolvidas também assinaram convênios apoiando a implantação.
Para saber mais informações sobre tarifas, formas de pagamento e isenções estão disponíveis no portal oficial do novo sistema (sigafacil.sp.gov.br).
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