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Cotidiano

Pedágio Free Flow da Dutra entra em vigor; veja quem paga e quanto

Sistema sem cancelas, e conta com 21 pórticos eletrônicos distribuídos entre as saídas e entradas da pista expressa

Monise Souza

26/11/2025 às 21:15

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Valor do pedágio muda conforme o dia, o horário e a distância percorrida, quanto mais rodar, mais o motorista paga

Valor do pedágio muda conforme o dia, o horário e a distância percorrida, quanto mais rodar, mais o motorista paga | Divulgação/CCR

O novo pedágio urbano instalado na rodovia Presidente Dutra, na região da Grande São Paulo, começa a operar no dia 6 de dezembro.

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A data foi anunciada nesta quarta-feira (26/11), após autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os pórticos começaram a ser instalados ainda no fim de 2024.

O sistema é do tipo free flow, sem cancelas, e conta com 21 pórticos eletrônicos distribuídos entre as saídas e entradas da pista expressa em direção às vias marginais, até o pedágio de Arujá.

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Um dos pontos de cobrança está no novo acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Como será a cobrança

A tarifa só será cobrada de quem circular pela pista expressa. Motoristas que se mantiverem apenas nas vias marginais não pagarão nada.

O valor muda conforme o dia, o horário e a distância percorrida, quanto mais rodar, mais o motorista paga. A concessionária disponibiliza um simulador em seu site.

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Em uma simulação feita pela reportagem, saindo do km 231 da marginal rumo à saída do aeroporto, um carro de passeio pagaria R$ 3,52 às 18h desta quarta-feira (26/11). No domingo (30/11), às 10h, o valor cairia para R$ 1,74.

Placas instaladas ao longo da Dutra vão mostrar em tempo real o valor sendo cobrado e alertar quando há maior fluxo e tarifas mais altas.

Primeiro pedágio por quilômetro do País

A ANTT afirma que esse é o primeiro modelo nacional em que o valor é calculado por quilômetro rodado.

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Quem percorrer todo o trecho da expressa, a partir da marginal Tietê, ou no sentido inverso, sem sair dela, não paga o pedágio eletrônico.

Neste caso, o motorista paga apenas a tarifa do pedágio físico, no km 204,5, atualmente em R$ 4,50.

Motoristas que forem ou voltarem do aeroporto usando somente as vias marginais também ficam isentos da cobrança.

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Disputa judicial

No mês passado, a Justiça Federal proibiu o governo federal de multar motoristas que não pagarem o pedágio eletrônico, após ação do Ministério Público Federal.

Segundo a Procuradoria, há risco de emissão de milhões de multas indevidas, o que poderia levar ao endividamento e à perda da CNH por acúmulo de pontos.

A ação ainda está em fase de recursos. Questionada, a ANTT não comentou.

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Obras e ampliação

Os pedágios fazem parte da maior intervenção já realizada na Dutra desde sua construção, em 1951. O pacote de melhorias inclui:

  • cinco novos viadutos no trecho entre São Paulo e Arujá, sendo três na ligação com a Fernão Dias;
  • ampliação da pista expressa, que passou de duas para três faixas por sentido;
  • construção de novas pistas, 27 passarelas, um trevo e readequação das marginais.

As obras começaram em julho de 2023, tiveram atraso e foram concluídas há cerca de dois meses.

Segundo a CCR RioSP, redes de água, gás e energia interferiram no cronograma. O investimento total foi de R$ 1,4 bilhão.

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Impacto no trânsito

A concessionária afirma que a reformulação da Dutra era necessária para aliviar o tráfego intenso no trecho entre a marginal Tietê e o aeroporto, que recebe cerca de 350 mil veículos por dia.

Com as novas faixas e acessos, a empresa estima que motoristas que fazem o trajeto de ida e volta ao aeroporto podem economizar até uma hora no deslocamento.

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