Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mais de 3,5 milhões de estudantes fizeram o exame no primeiro dia | Angelo Miguel/MEC
O segundo dia de provas do Enem 2025 será neste domingo (16/11), mas muitos candidatos ainda se perguntam se quem não fez o primeiro dia pode participar.
Continua depois da publicidade
No primeiro dia de prova, no último domingo (9/11), mais de 3,5 milhões de estudantes fizeram o exame. A taxa de ausência foi de 27%, estável em relação ao índice registrado em 2024 (26,6%).
Segundo o Inep, candidatos ausentes no primeiro dia podem fazer normalmente o segundo, mas suas notas terão validade apenas para autoavaliação, salvo em situações específicas.
Com a nota do Enem, os participantes podem disputar vagas em universidades públicas pelo Sisu, bolsas no Prouni e financiamentos pelo Fies. O Inep reforça que candidatos isentos devem comparecer ao segundo dia para manter o benefício no próximo exame.
Vale lembrar que o Governo do Estado de São Paulo vai oferecer transporte público gratuito neste domingo (16/11). A medida atende todos os estudantes que farão o segundo dia de provas do Enem 2025.
Continua depois da publicidade
A reaplicação do Enem é permitida para candidatos que:
sofreram problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia que prejudique a aplicação ou falhas na execução do exame;
foram acometidos por doenças específicas na semana anterior, incluindo tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, varíola dos macacos, influenza, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.
Continua depois da publicidade
Quem recebeu alta médica a tempo pode participar do segundo dia e solicitar reaplicação somente do primeiro.
Estudantes do Paraná afetados pelo ciclone também terão direito especial à reaplicação.
O período para solicitar a reaplicação vai de 17 a 21 de novembro. As provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade