A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Placas e peças de bronze voltam a ser roubadas em cemitério no ABC Paulista

Segundo relatos da população, cemitério da Paulicéia é alvo de roubos frequentes

Leonardo Sandre

23/08/2025 às 15:16

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Placas de bronze foram roubadas de túmulo no Cemitério da Vila Paulicéia, no ABC Paulista

Placas de bronze foram roubadas de túmulo no Cemitério da Vila Paulicéia, no ABC Paulista | Reprodução/TV Globo

O Cemitério Municipal Vila Paulicéia, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, voltou a receber denúncias e reclamações de furtos de placas e itens de bronze do local.

Continua depois da publicidade

Segundo relatos feitos para o SP1, da TV Globo, têm se tornado cada vez mais comum encontrar túmulos sem identificação. Placas, peças de bronze e até vasos têm sido furtados do cemitério.

As reclamações de furto no local, contudo, não são novidades. Em maio de 2023, a Gazeta recebeu uma denúncia de um caso de crime semelhante.

Carlos Salmazzi, um dos denunciantes, é filho da dona Elza, que está enterrada no local. Ele afirmou ao G1 que os atos de vandalismo teriam começado em junho. Com a sequência de furtos, atualmente o túmulo consiste apenas em uma simples placa de granito.

Continua depois da publicidade

"A gente veio em junho, no falecimento do meu cunhado. Vimos que tinha iniciado a depredação. Tiraram partes dos dizeres, das plaquetas, e, 15 dias depois, mais um pouco. Já não temos mais nada; só a pedra, mesmo", contou à TV Globo.

Distância afeta em frequência dos furtos

Os túmulos mais próximos da administração responsável pelo cemitério são os que se encontram em melhor estado. Todavia, quanto mais distante deste ponto, mais os jazigos registraram depredações.

Alguns túmulos apresentam apenas pedaços de letras, marcas nas pedras ou apenas placas vazias. Até mesmo uma placa que estava chumbada foi arrancada, com as buchas e parafusos arrancados.

Continua depois da publicidade

O que diz a prefeitura

O cemitério é de responsabilidade da prefeitura de São Bernardo do Campo, enquanto a zeladoria, o sepultamento e a manutenção geral do local são realizados por uma empresa terceirizada.

Em nota, a prefeitura afirmou que a Guarda Civil Municipal faz vigia e rondas no cemitério durante todo o dia, com monitoramento frequente do local, tendo motos disponíveis para um atendimento mais ágil, caso seja necessário.

Por fim, foi dito que, quando há ocorrência de furtos, é feito um reforço no policiamento nos períodos mais críticos.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados