A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 18 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ponte gigante de SP desafia limites da engenharia e avanço impressiona

Nova estrutura da SP-333 terá 2.416 metros de extensão e investimento de R$ 373 milhões

Lucas Souza

18/09/2025 às 17:59  atualizado em 18/09/2025 às 18:02

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nova estrutura está sendo erguida sobre o rio Tietê, ao lado da SP-333

Nova estrutura está sendo erguida sobre o rio Tietê, ao lado da SP-333 | Reprodução

Com 60% das obras concluídas, a nova ponte da rodovia Doutor Mário Gentil (SP-333), entre Novo Horizonte e Pongaí, no interior de São Paulo, recebeu visita técnica na quarta-feira (17/9).

Continua depois da publicidade

Considerada a maior estrutura viária em extensão do estado de São Paulo, a nova ponte deve ser entregue até o fim de 2026.

Obras foram iniciadas em abril de 2025.

/Foto: Agência Brasil
Obras foram iniciadas em abril de 2025. /Foto: Agência Brasil
Estrutura tem 2.416 metros de extensão e, até o momento, está com mais de 100 vigas lançadas.

/Foto: Reprodução/YouTube/Val Drone Hobby
Estrutura tem 2.416 metros de extensão e, até o momento, está com mais de 100 vigas lançadas. /Foto: Reprodução/YouTube/Val Drone Hobby
Ponte existente será revitalizada e adaptada para pedestres e ciclistas, com iluminação reforçada.

/Foto: Governo de SP
Ponte existente será revitalizada e adaptada para pedestres e ciclistas, com iluminação reforçada. /Foto: Governo de SP
Obras pretendem ampliar a mobilidade entre Novo Horizonte e Pongaí.

/Foto: Governo de SP
Obras pretendem ampliar a mobilidade entre Novo Horizonte e Pongaí. /Foto: Governo de SP
Nova ponte deve ser entregue até o fim de 2026.

/Foto: Reprodução/YouTube/Val Drone Hobby
Nova ponte deve ser entregue até o fim de 2026. /Foto: Reprodução/YouTube/Val Drone Hobby

A estrutura tem 2.416 metros de extensão e, até o momento, está com mais de 100 vigas lançadas e mil metros de lajes instaladas.


Segundo o Governo do Estado, a nova estrutura está sendo erguida sobre o rio Tietê, ao lado da SP-333, no sentido leste, entre os quilômetros 229 e 232, e terá duas faixas de rolamento.

Continua depois da publicidade

A ponte existente será revitalizada e adaptada para pedestres e ciclistas, com iluminação reforçada.

Com R$ 373 milhões em investimentos, o projeto prevê um vão central de 125 metros e a utilização de 208 vigas pré-moldadas de 41 metros e 74 toneladas cada, produzidas em uma usina instalada no próprio canteiro de obras.

As obras pretendem ampliar a mobilidade entre Novo Horizonte e Pongaí, reduzir gargalos logísticos e oferecer mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.

Continua depois da publicidade

Maior ponte da América Latina

A construção da Ponte Salvador-Itaparica, maior ponte da América Latina com 12,4 quilômetros de extensão, está prevista para começar em junho de 2026, marcando uma das maiores obras de infraestrutura da história do Brasil.

Com investimento estimado em R$ 11 bilhões, a ponte também deve ser uma das mais longas do mundo. Além da dimensão do projeto, a ponte chama a atenção pela participação internacional de empresas responsáveis por sua construção.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados