Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ponte apresentava sinais de desgaste e passou por modernização para melhores condições de tráfego | Divulgação/Governo de SP
A ponte construída sobre o rio Itapanhaú há mais de 40 anos, em Bertioga, no litoral de São Paulo, foi modernizada após seis meses de obras.
Continua depois da publicidade
Como parte da concessão do Lote Litoral Paulista, a estrutura, localizada no km 225 da rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego, recebeu investimento de R$ 5,8 milhões, segundo informações do Governo do Estado.
A ponte apresentava sinais de desgaste e passou por modernização para garantir mais segurança e melhores condições de tráfego.
Os trabalhos incluíram a recuperação das estacas de fundação com concretagem de alta resistência, limpeza subaquática com hidrojateamento e revitalização dos vãos, além de reparos estruturais para ampliar a durabilidade da ponte.
Continua depois da publicidade
Uma equipe de mergulhadores e equipamentos especiais atuou nos pilares submersos, enquanto a parte superior recebeu manutenção completa, incluindo tratamento de fissuras e reforço da estrutura.
Durante as obras, o tráfego operou em sistema PARE/SIGA, com sinalização reforçada e apoio de homens-bandeira para garantir a fluidez e a segurança.
A modernização da Ponte Itapanhaú integra o pacote de intervenções do Lote Litoral, que já demandou mais de R$ 282 milhões em investimentos desde que a Concessionária Novo Litoral (CNL) assumiu as operações, em novembro de 2024.
Continua depois da publicidade
Nesta etapa inicial, as intervenções estão focadas em obras e serviços que elevam os padrões de segurança, qualidade e eficiência para motoristas e pedestres, e são requisitos para o início da operação dos pórticos de cobrança automática.
Entre as melhorias realizadas estão a recuperação de pavimento e o reforço da sinalização vertical e horizontal, implantação de nova iluminação em diversos trechos urbanos e obras realizadas para melhorar a drenagem e a contenção.
Também foram instaladas oito novas bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e disponibilizadas 30 viaturas para atendimento de emergência, aumentando a proteção de motoristas e pedestres.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade