Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Bixiga, na região central de São Paulo, vai ganhar um novo respiro verde, e quem mora ou circula pelo bairro poderá ajudar a desenhá-lo.
Continua depois da publicidade
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo (IABsp), promove nos próximos sábados (11/10), (25/10) e (8/11) as Oficinas Participativas do Parque Municipal do Bixiga, que vão definir as diretrizes para o projeto do futuro parque.
Os encontros são gratuitos, abertos ao público e acontecem às 14h, na EMEF Celso Leite, próxima da área onde o espaço será implantado.
Com cerca de 11,1 mil metros quadrados, o futuro parque nasce com o propósito de integrar lazer, preservação ambiental e memória histórica.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Paulo também confirmou que o projeto arquitetônico será escolhido por meio de um Concurso Público Nacional de Arquitetura. A iniciativa será coordenada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
Durante as oficinas, moradores, movimentos sociais e frequentadores do bairro poderão propor diretrizes, definir prioridades e conhecer o terreno que abrigará o parque.
“As oficinas são um espaço de escuta ativa, onde o poder público se aproxima da população para construir, juntos, um projeto que valorize a memória do bairro, promova sustentabilidade e ofereça qualidade de vida. Queremos um parque que reflita a alma do Bixiga”, afirma Rodrigo Ashiuchi, secretário do Verde e do Meio Ambiente.
Continua depois da publicidade
Segundo Raquel Schenkman, presidente do IABsp, a participação popular é essencial para orientar o Concurso Público Nacional de Arquitetura que selecionará o estudo preliminar do projeto.
O concurso, com edital previsto para o início de 2026, premiará o projeto vencedor, que será contratado pela SVMA para elaborar o projeto executivo.
Marcado pela diversidade e pela resistência, o Bixiga abriga um patrimônio histórico e cultural que vai do casario eclético às manifestações imateriais, como os ensaios da escola de samba Vai-Vai.
Continua depois da publicidade
Esse legado será elemento fundamental na concepção do novo parque, pensado como um espaço de convivência, cultura e valorização da identidade local.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade