Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
 
								Com canal de acesso que atinge até 25 metros de profundidade, sendo um dos maiores do País, o porto é considerado estratégico para o escoamento de cargas no litoral paulista | Reprodução/Governo de SP
O Porto de São Sebastião, no litoral de São Paulo, é considerado um dos portos mais estratégicos do País devido à sua profundidade e à capacidade de atracação de navios de grande porte. Nesta sexta-feira (31/10), o terminal conclui a dragagem de manutenção do seu principal berço de atracação.
Continua depois da publicidade
O serviço foi conduzido pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), estatal vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil). O objetivo da intervenção foi restabelecer as profundidades operacionais e garantir maior segurança à navegação.
Esta é considerada uma das intervenções mais relevantes para o terminal nos últimos anos. Em julho, o governo de São Paulo confirmou um investimento de mais de R$ 55 milhões na expansão do Porto de São Sebastião.
O canal de acesso do Porto de São Sebastião atinge até 25 metros de profundidade, tornando-o um dos maiores do País. Por isso, o terminal é estratégico para o escoamento de cargas no litoral paulista. O assoreamento natural da área, causado por chuvas, ventos e correntes marítimas, exige dragagens periódicas. A última havia sido feita em 2022.
Continua depois da publicidade
Nesta etapa, foram retirados cerca de 60 mil metros cúbicos de sedimentos. Uma nova batimetria será realizada nos próximos dias para confirmar a profundidade de projeto de 10 metros na bacia de manobra e no berço 101, principal ponto de atracação de navios.
As obras duraram cerca de cinco meses, com 45 dias de dragagem efetiva autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Um dos principais cuidados durante a operação foi com a Baía do Araçá, área de manguezal próxima ao porto, que recebeu monitoramento ambiental contínuo para evitar a dispersão de sedimentos. Também foram realizados estudos de perfil praial, que avaliam o relevo e as características da faixa de areia e fundo marinho próximas à costa.
Continua depois da publicidade
O encerramento da obra ocorre em meio a um período de crescimento para o terminal. Entre janeiro e setembro deste ano, o Porto de São Sebastião movimentou 1,127 milhão de toneladas, com destaque para cargas de açúcar, malte, cevada, barrilha, coque e silicato de vidro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade