Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dez alunos e cinco professores viajaram para a Inglaterra | Divulgação/PMPF
Os alunos e professores da rede municipal que participaram da primeira edição do intercâmbio “Porto Feliz para o Mundo” receberam os certificados do programa no último sábado (9/8), no espaço cultural Olair Coan. O grupo retornou ao Brasil após um mês de imersão na Inglaterra.
Continua depois da publicidade
“É o primeiro e o maior programa de educação já criado da história de Porto Feliz. Isso aqui é histórico e história daqui a 50 ou 100 anos vão lembrar”, afirmou o prefeito Célio Peixoto (Republicanos) durante a cerimônia.
Porto Feliz, no interior de São Paulo, é o segundo município do Brasil a promover um intercâmbio internacional para estudantes da rede pública municipal. O intuito do projeto é proporcionar uma experiência que vai além do aprendizado de um novo idioma, oferecendo uma imersão cultural.
Com financiamento integral da Prefeitura, o programa cobriu todos os custos dos participantes, incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro-viagem, emissão de passaporte e visto, transporte terrestre até o aeroporto e os cursos realizados no país europeu.
Continua depois da publicidade
“São os primeiros participantes de 'Porto Feliz para o Mundo', que foram de graça, que foram pela rede pública municipal, que acredita que a educação pode e vai, por meio das nossas políticas públicas, mudar a vida das pessoas”, destacou Célio.
Um total de dez alunos e cinco professores foram escolhidos para a viagem. Os critérios de seleção para os estudantes consideraram a média das notas de 2024 e a frequência escolar, com cada ausência impactando a pontuação final.
O grupo, que embarcou no dia 5 de julho deste ano, permaneceu por 30 dias na Inglaterra. Durante este período, participaram de aulas de inglês, atividades culturais e visitas a instituições de ensino.
Continua depois da publicidade
“O projeto ‘Porto Feliz para o Mundo’ reafirma nosso compromisso com uma educação pública de excelência, que não apenas prepara nossos alunos para os desafios locais, mas também para o mundo. Oferecer essa experiência, com todos os custos pagos, é investir no futuro dessas crianças e na transformação da nossa sociedade”, afirmou o chefe do Executivo, na época.
Segundo a gestão municipal, a ação pretendia reforçar o papel de Porto Feliz na educação pública brasileira. A iniciativa evidenciou o investimento na juventude para o desenvolvimento do município e sua conexão global.
O Projeto de Lei n.º 1/2025, que institui o programa “Porto Feliz para o Mundo”, foi aprovado pela Câmara de Porto Feliz por 5 votos a 4, em uma sessão extraordinária realizada em janeiro deste ano.
Continua depois da publicidade
O programa, que contou com o apoio da base aliada do prefeito, tinha como propósito oferecer intercâmbio gratuito em países de língua inglesa para os melhores alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II.
Segundo o gestor, a votação acirrada pela aprovação do projeto evidenciou a importância do tema para a comunidade.
Na época, Célio enfatizou em suas redes sociais a relevância do programa, e afirmou que “este projeto representa um marco para a educação em nossa cidade. Estamos investindo no futuro dos nossos jovens, proporcionando oportunidades que transcendem as fronteiras de Porto Feliz”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade