A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 05 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Porto Feliz leva alunos da rede pública para intercâmbio na Inglaterra

Cidade é a segunda no Brasil a oferecer um programa de intercâmbio internacional exclusivo para estudantes da rede municipal

Maria Eduarda Guimarães

05/07/2025 às 10:25  atualizado em 05/07/2025 às 11:08

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Dez alunos e cinco professores foram selecionados para a viagem

Dez alunos e cinco professores foram selecionados para a viagem | Divulgação

Alunos e professores da rede municipal de ensino de Porto Feliz, no interior de São Paulo, embarcaram neste sábado (5/7) rumo à Inglaterra para participar da primeira edição do programa de intercâmbio “Porto Feliz para o Mundo”.

Continua depois da publicidade

Os critérios de seleção para os estudantes consideraram a média das notas de 2024 e a frequência escolar, com cada ausência a impactar a pontuação final - DIVULGAÇÃO
Os critérios de seleção para os estudantes consideraram a média das notas de 2024 e a frequência escolar, com cada ausência a impactar a pontuação final - DIVULGAÇÃO

O intuito é proporcionar experiência que vai além do aprendizado de um novo idioma, oferecendo uma imersão cultural. Com esta iniciativa, a cidade se torna a segunda no Brasil a oferecer um programa de intercâmbio internacional exclusivo para estudantes da rede municipal.

Com financiamento integral da Prefeitura de Porto Feliz, o projeto cobre a totalidade de custos para os participantes. Isso inclui passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro-viagem, emissão de passaporte e visto, transporte terrestre até o aeroporto e os cursos a serem realizados na Inglaterra.

Participantes

Um total de dez alunos e cinco professores foram selecionados para a viagem. Os critérios de seleção para os estudantes consideraram a média das notas de 2024 e a frequência escolar, com cada ausência a impactar a pontuação final. O grupo permanecerá no país europeu por 30 dias. Durante este período, participarão de aulas de inglês, atividades culturais e visitas a instituições de ensino.

Continua depois da publicidade

“O projeto ‘Porto Feliz para o Mundo’ reafirma nosso compromisso com uma educação pública de excelência, que não apenas prepara nossos alunos para os desafios locais, mas também para o mundo. Oferecer essa experiência, com todos os custos pagos, é investir no futuro dessas crianças e na transformação da nossa sociedade”, afirmou o prefeito de Porto Feliz, Célio Peixoto (Republicanos).

Segundo a gestão municipal, a ação pretende reforçar o papel de Porto Feliz na educação pública brasileira. A iniciativa evidencia o investimento na juventude para o desenvolvimento do município e sua conexão global.

 Programa de intercâmbio é aprovado com votação apertada

O Projeto de Lei n.º 1/2025, que institui o programa “Porto Feliz para o Mundo”, foi aprovado pela Câmara de Porto Feliz por 5 votos a 4, em uma sessão extraordinária realizada em janeiro deste ano.

Continua depois da publicidade

O programa, que contou com o apoio da base aliada do prefeito Célio Peixoto, tinha como propósito oferecer intercâmbio gratuito em países de língua inglesa para os melhores alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. 

Segundo o gestor, a votação acirrada pela aprovação do projeto evidenciou a importância do tema para a comunidade.

Na época, Célio enfatizou em suas redes sociais a relevância do programa, e afirmou que “este projeto representa um marco para a educação em nossa cidade. Estamos investindo no futuro dos nossos jovens, proporcionando oportunidades que transcendem as fronteiras de Porto Feliz”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados