Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Inicialmente, os aprovados receberão o auxílio apenas para o pagamento de contas e para realização de compras por débito ou QR code | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Prefeitura de São Paulo abrirá a partir desta quarta-feira (29) nove unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) para auxiliar pessoas que estão com dificuldade em habilitar o seguro-desemprego e também acessar o auxílio emergencial do governo federal.
Continua depois da publicidade
O atendimento será agendado exclusivamente pela central telefônica da prefeitura, no número 156. As pessoas que comparecerem às unidades do Cate sem agendamento prévio não serão atendidas e receberão a orientação de ligar para o 156 e marcar seu atendimento.
"Apesar do seguro-desemprego e do auxílio emergencial serem solicitados pela internet, temos uma estimativa de que, pelo menos, 500 mil pessoas na capital têm direito a esses benefícios, mas não têm acesso ou familiaridade com o mundo digital, necessitando do atendimento presencial", explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Quem deve procurar o Cate Possui direito ao seguro-desemprego o trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa, além do trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador.
Continua depois da publicidade
Já o auxílio emergencial do governo federal é oferecido a cidadãos que estão sem renda e não recebem benefícios do governo (com exceção do Bolsa Família), sejam eles desempregados, trabalhadores informais, MEI (Microempreendedores Individuais), inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais e contribuintes individuais ou facultativos do INSS.
O auxílio emergencial é pago pela Caixa Econômica Federal em três parcelas de R$ 600, que podem ser elevadas para R$ 1.200 para mães que cuidam sozinhas do sustento dos filhos.
Como será o atendimento
Continua depois da publicidade
Os moradores de São Paulo que têm direito aos benefícios e não conseguiram se cadastrar para receber o seguro-desemprego e o auxílio emergencial do governo federal podem ligar para o telefone 156 da Prefeitura de São Paulo e agendar o atendimento presencial em uma das nove unidades do Cate, que serão abertas exclusivamente para esses serviços.
Os atendentes do 156 verificarão se o cidadão tem condição de realizar o serviço pela internet nos portais do governo federal.
Caso não seja possível, irão questionar se o CPF do cidadão está ativo. Se a pessoa não possuir CPF ou estiver com alguma restrição, será indicada a resolução desse problema para prosseguimento do atendimento.
Continua depois da publicidade
Com o número de CPF ativo, os atendentes farão o agendamento do serviço presencial na unidade do Cate mais próxima da casa das pessoas, para que o deslocamento seja o menor possível, diminuindo a exposição dos cidadãos ao contágio do coronavírus.
Além do local, o agendamento será realizado com data e hora marcada. O atendimento é finalizado com a lista de documentos necessários para apresentar no dia da consulta e com o número de protocolo.
Unidades do Cate com atendimento emergencial:
Continua depois da publicidade
- Zona Norte
• Cate Brasilândia - av. João Marcelino Branco, 95
• Cate Jaçanã - rua Luis Stamatis, 300
Continua depois da publicidade
• Cate Perus - rua Ylídio Figueiredo, 349
- Zona Sul
• Cate Cidade Ademar - av. Yervant Kissajikian, 416
Continua depois da publicidade
• Cate Interlagos - av. Interlagos, 6122
- Zona Leste
• Cate Cidade Tiradentes - rua Milagre dos Peixes, 357
Continua depois da publicidade
• Cate Itaquera - rua Augusto Carlos Bauman, 851
• Cate Sapopemba - av. Sapopemba, 9064
- Zona Oeste
Continua depois da publicidade
• Cate Butantã - rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade