Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Em unidade da zona sul da Capital, idosos receberam vacina no carro | Danilo Verpa/Folhapress
Mais de 308 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe (Influenza), segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, nos dois primeiros dias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A ação ocorre desde segunda-feira (23) nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta primeira etapa, a ação é exclusiva para idosos e profissionais da saúde.
Continua depois da publicidade
Na cidade de São Paulo, a vacinação também ocorrerá em 450 escolas municipais, e contará com a participação de mais de 600 instituições (como associações de moradores, casas de repouso, igrejas e templos, escolas de samba, entre outras), para levar a vacina para pessoas acamadas. A prefeitura afirma que vai oferecer 264 vans para que as equipes de saúde cheguem a esse público.
A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o coronavírus. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, será importante para auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o Covid-19, já que os sintomas são parecidos. Também evitará que mais pessoas procurem o sistema de saúde.
Todo ponto de vacinação terá um médico para avaliar as pessoas. As ações contam com a participação de 20 mil funcionários das equipes de saúde, além de dois mil estagiários em saúde da prefeitura. Em meio à pandemia de coronavírus, a gestão municipal afirmou que projetou a campanha para evitar aglomerações.
Continua depois da publicidade
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe mira os idosos por serem um dos grupos vulneráveis ao coronavírus. As próximas fases da campanha se estendem para gestantes, professores, portadores de doenças crônicas, crianças a partir dos 6 meses até os 6 anos de idade.
O dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a gripe será no dia 9 de maio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade