Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, continua otimista sobre a chegada de um acordo entre as partes | Tomaz Silva | Agência Brasil
A presidência da COP divulgou no site da ONU o primeiro pacote de textos que serão objetos de negociação no dia, durante a madrugada dessa sexta-feira (21/11). Entre eles está um texto sem metas e prazos para diminuição do uso de combustíveis fósseis.
Continua depois da publicidade
A estratégia foi abrir um plenário de manhã ou início da tarde para as delegações de outros países firmarem os acordos que já estão mais avançados, para depois seguirem para os assuntos mais complexos.
Após definidos os assuntos com maior consenso do dia, as delegações vão ter maior tempo para os assuntos mais “difíceis”. O principal deles é o valor de financiamento necessário para que os países mais pobres possam se adaptar as mudanças climáticas.
O documento rascunho fala sobre duplicar o financiamento, enquanto o grupo de negociadores africanos solicitou que o número triplicasse. Porém, não há especificações sobre quais países vão desembolsar esse valor.
Continua depois da publicidade
Além disso, os textos divulgados na madrugada pela presidência da COP30 não mencionam a construção de um roteiro claro, com metas e prazos para os países diminuírem o uso de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão.
Sem um mapa de caminho definido, o documento se limita a dizer que a transição para a energia limpa e o fim dos combustíveis fósseis é inevitável. Em carta assinada, 29 países disseram não aceitar um documento final de COP sem ele fazer referência aos combustíveis fósseis.
Nela, os países expressam "profunda preocupação" com a proposta insuficiente por não incluir um roteiro para uma transição justa. Dessa forma, essa sexta-feira de negociações pode ser a última da COP e a mais intensa.
Continua depois da publicidade
O incêndio ocorrido na quinta-feira (20/11) interrompeu por cerca de seis horas as negociações da Cúpula do Clima. Nesse tempo, o local foi evacuado pela equipe de seguranças e recebeu inspeção do corpo de bombeiros. Segundo a organização do evento, não tiveram feridos.
Enquanto isso, o governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou a imprensa que duas hipóteses de como o fogo se iniciou estão sendo investigadas: falha no gerador ou curto-circuito.
A área da Zona Azul (onde o ocorreu o incêndio) vai permanecer isolada durante essa final de Conferência das Partes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade