Entre em nosso grupo
2
Hélio Silveira e também a secretária-geral da entidade enviaram suas cartas-renúncia nesta quarta-feira
13/10/2021 às 15:45
Continua depois da publicidade
Fachada de prédio da OAB em São Paulo | Reprodução/Facebook
Descontentamento com a atual gestão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo foi o motivo que fez com que Helio Silveira, presidente da Comissão de Direito Eleitoral, e Maira Recchia, secretária-geral, enviassem nesta quarta-feira (13) cartas-renúncia ao presidente da entidade, Caio Augusto Silva dos Santos.
Continua depois da publicidade
Os advogados dizem que a motivação de suas saídas foi o crescente conservadorismo da atual gestão da OAB-SP, que tentará a reeleição em novembro.
Silveira diz que defendia uma "radicalização" na entidade em defesa de candidaturas femininas e iria indicar Recchia para substituí-lo, mas afirma que ela não teve seu nome indicado ao Conselho. "Nosso trabalho foi intenso e não tenho pretensão de permanecer na medida em que ele corre risco", diz.
Continua depois da publicidade
A advogada Maira Recchia diz que a "própria construção das correlações de força" dentro da gestão a levaram a renunciar. "Sempre participei ativamente, defendi pluralidade, o estado democrático, a inserção de mulheres e de repente isso já não cabia mais no projeto da atual gestão", afirma. "Algumas pessoas da ala progressista não tiveram espaço, houve diminuição de espaco progressista dentro da gestão e me preocupei.
Tenho total apreço ao presidente Caio, mas uma andorinha só nao faz verão."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade