Entre em nosso grupo
2
Sistema vai barrar tentativas de acesso ao espaço aéreo das prisões; PM ganhou drones
06/12/2019 às 12:28
Continua depois da publicidade
A Polícia Militar recebeu, nesta quinta, ainda 100 drones para ações preventivas e de inteligência | GOVERNO DE SP
O governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (5) um sistema inédito de combate a drones para barrar tentativas de acesso ao espaço aéreo dos presídios de São Paulo. As unidades que serão cobertas pelo serviço antidrone estão localizadas na Grande São Paulo. Outras informações serão mantidas em sigilo por razões de segurança. É a primeira vez que a solução é instalada num presídio na América Latina - no mundo todo, cerca de 40 unidades prisionais têm o sistema em funcionamento.
Continua depois da publicidade
A vigilância conta com um sistema de detecção da Techshield/Dedrone, que combina detecção de frequências e ondas de rádios, áudio e sensor óptico. Após a localização e confirmação do drone invasor, entra em ação o sistema do antidrone, que embaralha a comunicação entre o equipamento clandestino e seu operador.
O operador do sistema antidrone pode escolher entre forçar a aterrissagem do drone invasor, retorno do aparelho suspeito à base de origem ou até sua destruição, mantendo-o suspenso em voo até o esgotamento completo da bateria, o que leva à queda do equipamento. Após treinamento, o sistema será operado pelos agentes da Administração Penitenciária.
Drones para PM
Continua depois da publicidade
Além do sistema de vigilância, a Polícia Militar recebeu 100 drones. Os novos aparelhos da Dronepol vão auxiliar as atividades policiais por meio da captação de imagens em tempo real com transmissão direta ao Centro de Operações da PM (Copom) e ampliar o programa lançado em abril.
A licitação para a compra dos equipamentos - marca DJI e modelo Mavic 2 zoom - começou em junho e terminou em setembro. Para a aquisição, com investimento de R$ 3 milhões, foram realizados testes de voo, aferição do tempo de duração da bateria, comandos e resposta dos drones e acionamento do retorno de emergência, entre outros.
Os novos equipamentos serão usados em todas as regiões do estado, possibilitando a captação, transmissão, gravação e gerenciamento de imagens de interesse da Segurança Pública.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade