Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tecnologia facilita o transporte, amplia a durabilidade do produto e simplifica o armazenamento ao longo da rede pública | Pablo Jacob/Governo de São Paulo
A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, chegará às unidades de saúde em versão liofilizada, ou seja, em pó.
Continua depois da publicidade
A Butantan-DV, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de 2025 e pode começar a ser aplicada pelo SUS já em 2026.
Esta é a primeira vacina do mundo contra dengue que protege com apenas uma dose.
A tecnologia facilita o transporte, amplia a durabilidade do produto e simplifica o armazenamento ao longo da rede pública.
Continua depois da publicidade
A liofilização consiste em congelar o imunizante e retirar toda a água por sublimação, processo que torna a vacina mais estável.
Na prática, isso significa que ela poderá ser mantida nas mesmas condições de refrigeração das vacinas já usadas pelo Programa Nacional de Imunizações (entre 2°C e 8°C), sem necessidade de freezers especiais.
Para um País de dimensões continentais como o Brasil, a mudança representa redução de perdas, maior segurança no trajeto até municípios distantes e formação de estoques estratégicos. Produzida em São Paulo, a vacina será distribuída nacionalmente, com expectativa de fabricação de até 30 milhões de doses por ano.
Continua depois da publicidade
A liofilização ocorre em três etapas:
No momento da aplicação, o profissional de saúde apenas adiciona o diluente ao frasco para reconstituir a dose única.
A Butantan-DV é a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo e oferece proteção para os quatro sorotipos do vírus. Confira sete coisas que você precisa saber da primeira vacina da dengue em dose única.
Continua depois da publicidade
Os dados de eficácia foram publicados no New England Journal of Medicine. Com o aval da Anvisa, o Ministério da Saúde deve agora encaminhar o processo de incorporação ao PNI, o que permitirá sua oferta em todo o País.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade