Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Escalada térmica começa ainda durante a semana e atinge o auge no sábado | Tânia Rego/Agência Brasil
O Brasil pode registrar temperatura de até 40ºC nos próximos dias e bem longe da linha do Equador. É no sul do Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul, que os termômetros podem bater a marca.
Continua depois da publicidade
A onda de calor acontece devido a uma massa de ar muito quente que vai tomar conta do estado durante o final de semana. Isso vai provocar uma elevação na temperatura em Porto Alegre e no interior do estado, segundo a MetSul.
A escalada de temperatura já começa nesta quinta-feira (4/12), com máximas de 32°C a 35°C na maioria das regiões, incluindo o Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Vales e Grande Porto Alegre.
Na sexta-feira (5/12), as temperaturas podem variar entre 35°C e 38°C na maioria do território gaúcho.
Continua depois da publicidade
Os dados analisados pela MetSul mostram que as máximas vão ficar entre 35°C e 38°C no sábado em quase todo o Rio Grande do Sul.
Marcas de 38°C a 40°C podem ocorrer no Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Vales e na Grande Porto Alegre.
Por conta ao fenômeno meteorológico La Niña, o calor pode se tornar mais frequente nas regiões sul do País. Devido à mudança na circulação da atmosfera, o Rio Grande do Sul recebe menos chuvas em determinados padrões de bloqueio e fica mais propenso ao calor extremo no verão.
Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (3/12), um alerta laranja para todo o Estado de São Paulo.
As previsões indicam a chegada de chuvas intensas, queda de granizo e ventos fortes de 60 a 100 km/h que podem ocorrer entre o final da tarde e à noite.
Segundo o Inmet, a tempestade impõe risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade